Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Dia Europeu das Línguas 2012

 

 

http://edl.ecml.at/

 

Lembram do nosso primeiro Dia Europeu das Línguas? Foi em 2005, eram tão novinhos, os nativos digitais da primeira geração. Eram muito jovens, tinham acabado de chegar à escola. Mas aderiram com muito entusiasmo à criação deste blogue e elaboraram uma série de actividades para promover a aprendizagem das línguas.

 

 

Martigny, Suiça

http://images.forum-auto.com/

 

Empreendemos intercâmbios escolares, o primeiro com uma escola suiça. E depois com colegas da Roménia, já no ano seguinte.

 

 

Baia Mare, Roménia

http://romaniatourism.com/

 

"Os 800 milhões de Europeus nos 47 Estados membros do Conselho da Europa são encorajados a aprendrer mais línguas, em qualquer idade, tanto na escola como fora dela. Convencido que a diversdade linguística é um meio para uma melhor comunicação intercultural e um dos elementos chave do rico patrimóinio cultural do continente, o Conselho da Europa apoia o plurilinguismo em toda a Europe."

 (tradução livre)

 

 

 http://t1.gstatic.com/

 

Pois estamos de novo a celebrar o Dia Europeu das Línguas! Mas, infelizmente embora o Conselho da Europa diga que apoia a aprendizagem de todas as línguas europeias, o sítio oficial não contempla aLíngua Portuguesa nas suas diversas opções linguísticas, o que é lamentável!

 

A Língua Portuguesa continua a ser das mais faladas, a nível mundial. E parece-me estranho que o DEL não tenha apoiado a nossa língua, embora abrisse a tradução a outras línguas bem menos faladas na Europa.

 

Afinal, não se fala Português só em Portugal! Muitos são os portugueses espalhados por países europeus. E cada vez em maior número, com a crise que se instala. Há portugueses por todo o continente europeu. Há portugueses nos países mais distantes, da Europa e do Mundo.

 

 

http://edl.ecml.at/

 

Deixo-vos então o link do nosso blogue de Francês, a língua que aprendemos em muitas das nossas aulas de língua estrangeira.

 

Relembro que este Dia Europeu das Línguas se celebra desde 2001, por decisão decisão do Conselho da Europa para divulgar a importância das Línguas nas nossas aprendizagens, em todos os países da União Europeia.

 

Num mundo em rápida mudança, mais do que nunca se impõe saber falar mais do que uma língua. E até na escola se alarga a escolha de língua estrangeira, deixando de lado as eternas opções de Inglês e Francês. Este ano lectivo, o Espanhol aparece em muitos dos currículos escolares.

 

  

 

http://edl.ecml.at/

 

Óptimo| Outras virão! Para já, adquiriram competências  em Inglês e em Francês. Poderão ir então até ao sítio do DEL partilhar as vossas actividades desenvolvidas em tempos curriculares ou então alargar os vossos conecimentos (têm a opção Francês ou Inglês). Mas se preferirem arriscar o Espanhol ou Italiano, tanto melhor!

 

 

Pina de Ebro, Espanha | créditos Prof. Carmen Naval

http://2.bp.blogspot.com/

 

O espanhol e o italiano são duas boas opções, já que colegas vossos fizeram intercâmbios escolares epistolares com uma escola espanhola e duas escolas italianas.

 

 

Sierck-les-Bains, Moselle, França

http://www.annuaire-mairie.fr/mairie-contz-les-bains.html

 

E as vossas turmas fizeram intecâmbio escolar via email com um liceu francês. E foi com a participação destes colegas franceses que criámos o BlogSkidz em Novembro de 2005.

 

Ah! E querem testar as vossas competências linguísticas? É fácil aqui. Para os mais novos há jogos, quizz que ajudarão a aprender a língua estrangeira curricular que estão a iniciar de um modo mais divertido. Basta ir a Factos e Jogos aqui.

 

Bom, não se esqueçam de usar bem a nossa língua! Sabem que sou contra o acordo ortográfico, assim como todos os grandes escritores portugueses. Ainda há poucos dias PEN Internacional condenou por unanimidade o AO.

 

Preservo a origem da nossa língua e respeito a diversidade dos diversos falantes de Português a nível mundial. E lamento que estejam a ser obrigados nas escolas a escrever Português segundo as 'novas' regras.

 

E claro está! Aprendam mais do que uma língua estrangeira! Será fundamental na vossa vida adulta.

 

A Professora GSouto

 

26.09.2012

Licença Creative Commons