Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Dia de São Martinho : história & tradições ! Recursos pedagógicos

 

 

O dia de São Martinho é festejado um pouco por toda a Europa, embora as celebrações variem de país para país.

Google celebrou esta tradição portuguesa com um Doodle alusivo  à nossa tradição. O Magusto. Ler postagem Tradições e Histórias de São Martinho (11.11.2011)

 

Magusto:

 

O Magusto é, portanto, uma data festiva que se realiza no dia São Martinho. Segundo o autor José Leite de Vasconcelos, o Magusto representa "um sacrifício em honra dos mortos", explicando que na localidade de Barqueiros é tradição "acender as fogueiras e preparar, à meia-noite, uma mesa com castanhas para os mortos da família virem comer."

 

 

magusto.jpg

 

 

Outras tradições em Portugal:

 

É tradição fazer-se um grande magusto, beber-se água-pé e jeropiga (esta parte, só para os adultos, não inclui crianças).

 

.Esta é também uma altura em que se prova o novo vinho, produzido com a colheita do ano anterior.

 

 

 

Aforismos:

 

  • “No dia de São Martinho, vai à adega e prova-se o vinho”.
  • "Dia de São Martinho, lume, castanhas e vinho."
  • "Mais vale um castanheiro do que um saco de dinheiro."
  • "Se o Inverno não erra caminho, temo-lo pelo São Martinho."
  • "Pelo São Martinho, semeia favas e linho."

 

Quadras:

 

http://image.slidesharecdn.com/

 

Tradições:

 

De acordo com alguns autores, como José Leite de Vasconcelos (como já escrevemos mais acima) e Ernesto Veiga de Oliveira, a realização dos Magustos remonta a uma antiga tradição de comemoração do "Dia de Todos os Santos", em que se faziam fogueiras e se assavam castanhas. 

 

São Martinho na Europa:

 

O dia de São Martinho não é só comemorada por terras portuguesas. Existem também inúmeras celebrações pelo mundo.

 

Na Alemanha acedem-se as fogueiras e abre-se a estrada para as procissões passarem; em Espanha é costume matarem-se porcos, tradição que originou o ditado popular “a cada cerdo le llega su San Martín” - "cada porco tem o seu São Martinho"; no Reino Unido existe a expressão "Verão de São Martinho", apesar de já raramente utilizada, está também ligada com a crença de que o tempo melhora nos dias que antecedem o dia.

 

São Martinho:

 

 

Martin de Tours/ São Martinho

https://upload.wikimedia.org/

 

História:

 

São Martinho, ou Martinho de Tours, nasceu por volta do ano 316 na antiga cidade de Savaria na Panónia, uma antiga província na fronteira do Império Romano, actual Hungria.

 

Filho de um comandante romano, cresceu na região de Pavia, em Itália, em uma família pagã. Criado para seguir a carreira militar, foi convocado para o exército romano quando tinha penas quinze anos. Viajou por todo o Império Romano do Ocidente.

 

Apesar de ter recebido uma educação pagã, foi em adolescente que Martinho descobriu o Cristianismo. Mas só mais tarde, no ano 356, é que foi baptizado, depois de ter abandonado o exército.

 

Tornou-se discípulo de Santo Hilário, bispo de Poitiers (na zona oeste da actual França), que o ordenou diácono e presbítero, regressando de seguida a Panónia, onde converteu a mãe.

 

Mudou-se depois para Milão, de onde terá sido expulso juntamente com Santo Hilário. Isolado, terá passado algum tempo na ilha da Galinária, ao largo da costa italiana.

 

 

 

Abbaye Saint Martin

Ligugé/ França

https://upload.wikimedia.org/

 

De volta à Gália, foi perto de Poitiers que fundou o mais antigo mosteiro conhecido na Europa, na região de Ligugé.

 

Conhecido pelos seus milagres, o santo atraía multidões. Foi ordenado bispo de Tours no ano 371 e fundou o mosteiro de Marmoutier, na margem do rio Loire, onde vivia em reclusão.

 

 

Abbaye de Marmoutier

Loire/ França

https://upload.wikimedia.org/

 

Pregador incansável, foi também o fundador das primeiras igrejas rurais na região da Gália, onde atendia tanto ricos como pobres.

 

Morreu a 8 de Novembro de 397 em Candes. Foi sepultado a 11 de Novembro em Tours, local de intensa peregrinação desde o século V.

 

É nesta data, 11 Novembro, que se comemora o dia de São Martinho. Acredita-se que, na véspera e no dia das comemorações, o tempo melhora e o sol aparece. O acontecimento é conhecido pelo “verão de São Martinho” e é por isso, muitas vezes, associado à conhecida lenda de São Martinho.

 

 

 

São Martinho

via Google Images

 

Lenda de São Martinho:

 

Num dia frio e chuvoso de inverno, Martinho seguia montado a cavalo quando encontrou um mendigo. Vendo o pedinte a tremer de frio e sem nada que lhe pudesse dar, pegou na espada e cortou o manto ao meio, cobrindo-o com uma das partes.

 

Mais à frente, voltou a encontrar outro mendigo, com quem partilhou a outra metade da capa. Sem nada que o protegesse do frio, Martinho continuou viagem. 

 

Diz a lenda que, nesse momento, as nuvens negras desapareceram e o sol surgiu. O bom tempo prolongou-se por três dias.

 

Na noite seguinte, Cristo apareceu a Martinho num sonho. Usando o manto do mendigo, voltou-se para a multidão de anjos que o acompanhavam e disse em voz alta: “Martinho, ainda catecúmeno [que não foi baptizado], cobriu-me com esta veste”.

 

Histórias de São Martinho (escritores):

 

 

 

 

 Maria Castanha

António Torrado

https://blogdoscaloiros.blogs.sapo.pt/

 

António Torrado escreveu duas histórias alusivas ao São Martinho: Maria Castanha e A Última Castanha  que poderão ser lidas online no nosso blog: Tradições e Histórias São Martinho ( 11 Novembro 2011) e Histórias de São Martinho: António Torrado (11 Novembro 2008).

 

antonio-torrado-ultima-castanha.jpg

 

A Última Castanha

António Torrado

https://www.sitiodolivro.pt/

 

 

sao-martinho-alicevieira.jpg

 

 

Manhas e Patranhas Ovos e Castanhas

Alice Vieira

edições Caminho 

 

Manhas e Patranhas, Ovos e Castanhas da autora Alice Vieira. O livro conta-nos a história de um homem que quer pagar uma dívida a uma senhora, dona de uma estalagem, mas essa senhora tenta engana-lo para ele pagar mais do que deve. Mas vão ser as castanhas assadas, quentes e boas, que vão ajudar este homem.
 
Esta história além de estar relacionada com o tema das castanhas que tanto se fala nesta altura, deixa também uma mensagem importante. Deixa-nos a pensar e demonstra que nunca conseguimos nada enganando os outros.

 

Actividades:

 

  • Podem ser variadas, dependendo do nível etário dos alunos. Aos professores cabe seleccionar as mais adaptadas ao níveis curriculares que leccionam : leituras, expressão escrita criativa, canções, actividades de expressão artistica (artes, música).
  • A programar para posterior apresentação em sala de aula, mediateca.

 

A Professora GSouto

 

10.11.2015

 

Licença Creative Commons