Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Coraline : livro & filme !

 

 

 

coraline-3.jpg

 

Coraline, 2009

 http://coraline.com/

 

Estreou no dia 19 de Fevereiro o filme CoralineÉ um filme animado baseado na obra homónima do escritor Neil Gaiman, publicada no Reino Unido em 2002.

 

A história de Coraline é de provocar calafrios. Subtil e cruel, ao mesmo tempo, Neil Gaiman gosta de desafiar as imagens simples dos livros infantis tradicionais. 

É portanto um livro de literatura fantástica que deu origem a um filmedo género fantástico que tantos apreciam.

 

 

 

 Coraline

Neil Gaiman

ilustração: Chris Riddel

https://www.amazon.co.uk/

 

Sinopse:

 

Uma menina chamada Coraline atravessa uma porta secreta, na sua nova casa, e descobre uma versão alternativa da sua própria vida. À primeira vista, esta realidade paralela é estranhamente parecida com a sua realidade, mas muito melhor.

 

Porém, quando esta maravilhosa aventura começa a tornar-se perigosa, Coraline terá que ter determinação e coragem, com a cumplicidade dos vizinhos e de um gato preto que fala, para salvar os seus verdadeiros pais, algumas crianças-fantasma e ainda conseguir regressar a casa.

 

 

 

Coraline, 2009

http://www.imdb.com/title/tt0327597/

 

Saber +

 

Filmado em stop motion, com a novidade 3D estereoscópico, Coraline é o fruto de uma produção intensiva que durou três anos e envolveu os mais brilhantes mágicos especialistas de diversas artes e ofícios.

 

A animação é fabulosa, os efeitos especiais são de muita qualidade. No entanto, o filme afasta-se do enredo do livro.
 
Coraline é mais velha na adaptação cinematográfica, e não pode ser comparada à nossa heroína do livro.
 
 
 
 
 
 
Coraline, 2009
 http://coraline.com
 
 
Ir +longe:
 
 
Mas, podem ler o livro e ver o filme. Do realizador de The Nightmare before Christmas, Henry Selick, produzido pela LAIKA, Coraline tem um site interactivo que merece uma visita com tempo e sem medo... de clicar e experienciar 3D. Mágico, não é?
 

Não esqueçam de ligar as colunas do computador e desligar todoas as instalações abertas!

 

coraline-4.jpg

 

Coraline e a Porta Secreta

Neil Gaiman

Editorial Presença

https://www.presenca.pt/

 

 

Sinopse:

 

Na nova casa de Coraline Jones existem vinte e uma janelas e catorze portas. Treze estão abertas mas há uma que está sempre fechada. E é precisamente essa porta misteriosa que desperta uma curiosidade inquietante em Coraline, levando-a a descobrir uma passagem secreta para uma casa aparentemente igual à sua.

 

Mas depressa se apercebe de que algo de estranho se passa. Incrédula, Coraline assiste a um cenário invulgar: anjos que flutuam, livros com imagens que se contorcem, crânios de pequenos dinossauros que tiritam os dentes quando ela passa, cães e gatos que falam, brinquedos animados e os seus próprios pais que a acolhem neste novo mundo.

 

Como podem os seus pais ter botões pretos no lugar de olhos? E por que motivo querem estes novos pais aprisionar os antigos num espelho existente no corredor? Será que ela está simplesmente a sonhar ou na verdade já não pertence ao mundo real?

 

 

 

 

Um livro que alia qualidade estética à qualidade literária e que resulta numa poderosa e mágica ficção, sem limites entre a realidade e a fantasia.

 

Esta brilhante história, referida por muitos como uma versão moderna de Alice no País das Maravilhas deu origem a uma empolgante adaptação cinematográfica.

 

 

 Actividades:

 

  • Ler o livro na sala de aula. O livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura, 5º ano de escolaridade, a leitura orientada.
  • Desnvolver actividades: ficha de leitura, entre outras.
  • Visita de estudo: prepar a actividade ida ao cinema com os alunos, acompanhando previamente uma ficha de filme.
  • Projecto transcurricular Língua Portuguesa/ Educação Visual: actividades complementares.

 

Não vamos perder. E espero que se divirtam com o estudo desta obra de literatura fantástica/ cinema fantástico 3D.

 

A Professora GSouto

 

28.02.2009

 

 Licença Creative Commons

 

18 comentários

Comentar post