Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Sir Frederick Banting & a insulina no Dia Mundial da Diabetes : recursos

 

 

frederick-bantings-125th-birthday1.jpg

 

Doutor e cientista Frederick Banting

https://farm3.staticflickr.com/

 

Frederick Grant Banting, médico e cientista canadiano, nasceu em Alliston, no dia 14 Novembro de 1891. Morreu na  Terra Nova em 21 de Fevereiro de 1941.

 

frederick-banting-war.jpg

 

Frederick Banting

créditos: F.W.W. Hipwell, 1941, Banting House

https://www.treehugger.com/health/

 

Estudou na Universidade de Toronto e foi médico militar durante a Primeira Guerra Mundial. Posteriormente foi ajudante de fisiologia na Universidade do Ontário Ocidental e a partir de 1921 professor na Universidade de Toronto.

 

Google Doodle:

 

frederick-bantings-125th-birthday.jpg

 

Google Doodle 125º Aniversário de Sir Frederick Banting 

https://www.google.com/doodles/

 

No Dia Mundial da Diabetes, Google homenageia com Doodle o cientista canadiano que descobriu a insulina. Sir Frederick Banting celebraria o seu 125º aniversário.

 

A celebração do Dia Mundial da Diabetes, tem como finalidade primária chamar a atenção das entidades oficiais, dos profissionais de saúde, da comunicação social e da comunidade em geral para a problem tica da Diabetes Mellitus.

 

Até 1920, não havia tratamento possível para esta doença que atinge milhões de pessoas em todo o mundo.

 

 

 

Saber +

 

Criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), este dia tem como objectivo dar resposta ao aumento alarmante de casos de diabetes no mundo.

https://en.wikipedia.org/

 

A data tornou-se, no ano de 2007, dia oficial de saúde da ONU, após aprovação das Nações Unidas em Dezembro de 2006.

 

fredick-banting-charles-best1924.png

 

Frederick Banting & Charles Best, 1924

https://en.wikipedia.org/

 

Dia Mundial da Diabetes (World Diabetes Day) é comemorado a 14 de Novembro, em memória do dia de aniversário de Sir Frederick Banting, que, juntamente com Charles Best, criou a primeira ideia que levou à descoberta da insulina em 1922.

 

 

frederick-bantings-125th-birthday4.jpg

 

Doutor Frederick Banting

https://insulinnation.com/treatment/

 

Ir + longe:

 

O cientista e doutor Frederick Banting nasceu em 14 de Novembro 1891, Alliston, Canada. Estudou na Universidade de Toronto e foi médico militar durante a Primeira Guerra Mundial.

 

Posteriormente foi ajudante de fisiologia na Universidade do Ontário Ocidental e a partir de 1921 professor na Universidade de Toronto.

 

Recebeu o Prémio Nobel da Fisiologia e Medicina em 1923 pelo facto de ter descoberto a hormona da insulina em colaboração com o cientista John Macleod.

 

 

'The Lab' by Frederick Banting

Laboratório Universidade de Toronto (Frederick Banting pintura)

https://www.cbc.ca/

 

Frederick Banting também era pintor. Amigo de vários membros do Grupo dos Sete, frequentemente pintava paisagens para relaxar.

 

Banting raramente descrevia o trabalho diário da sua profissão, excepto na pintura, 'The Lab',  óleo 1925 (por volta), mostra o laboratório da Universidade de Toronto, onde ele fez a descoberta científica que o levaria a receber o Prémio Nobel.

 

 

 

https://historyatkingston.files.wordpress.com/

 

Em 1930, o Parlamento do Canadá apoiou-o na instalação de um laboratório de investigação - Instituto Banting -  e a sua universidade criou uma cátedra com o seu nome.

 

Aí trabalhou em várias linhas: as suas últimas investigações no Instituto debruçavam-se sobre o cancro, o córtex adrenal e a silicose.

 

Durante a Segunda Guerra Mundial foi major do Corpo Médico e chefe da secção médica do Conselho Nacional de Investigação do Canadá.

 

Morreu devido aos ferimentos sofridos em um acidente de aviação na Terra Nova.

 

Actividades: Jogo pedagógico

 

 

diabetic-dog-game.jpg

 

Jogo do Cão Diabético

https://www.nobelprize.org/

 

Recursos: Jogo Cão Diabético

 

Os alunos dos currículos de Ciências podem aprender mais sobre a diabetes tomando conta de um cão diabético.

 

Nota: 

 

O video orignal foi descontinuado do site de Nobel Prize. :O jogo Diabetic Dog Game já não está online . Lamentável, dado que os aunos podeiam aprender  mais sobre a doença da diabetes, ao tomar conta de um cão diabético.

 

 

 

Em Maio de 1921, Frederick Banting aborda o renomado fisiologista John McLeod, da Universidade de Toronto, com uma teoria sobre como tratar o diabetes.

 

A Professora GSouto

 

14.11.2016

 

Licença Creative Commons

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.