Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Sir Frederick Banting no Dia Mundial da Diabetes

 

 

frederick-bantings-125th-birthday.jpg

 

Google Doodle 125º Aniversário de Sir Frederick Banting 

https://www.google.com/doodles/

 

No Dia Mundial da Diabetes, Google homenageia com o Doodle o cientista canadiano que descobriu a insulina. Sir Frederick Banting celebraria hoje o seu 125º aniversário.

 

A celebração do Dia Mundial da Diabetes, tem como finalidade primária chamar a atenção das entidades oficiais, dos profissionais de saúde, da comunicação social e da comunidade em geral para a problem tica da Diabetes Mellitus.

 

Até 1920, não havia tratamento possível para esta doença que atinge milhões de pessoas em todo o mundo.

 

 

 

 

Saber +

 

Criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), este dia tem como objectivo dar resposta ao aumento alarmante de casos de diabetes no mundo.

 

A data tornou-se, no ano de 2007, dia oficial de saúde da ONU, após aprovação das Nações Unidas em Dezembro de 2006.



O Dia Mundial da Diabetes (World Diabetes Day) é comemorado a 14 de Novembro, em memória do dia de aniversário de Sir Frederick Banting, que, juntamente com Charles Best, criou a primeira ideia que levou à descoberta da insulina em 1922.

 

 

 

Doutor Frederick Banting

http://farm3.staticflickr.com/

 

Ir + longe:

 

O cientista e doutor Frederick Banting nasceu em 4 Novembro 1891, Alliston, Canada. Estudou na Universidade de Toronto e foi médico militar durante a Primeira Guerra Mundial.

 

 

Posteriormente foi ajudante de fisiologia na Universidade do Ontário Ocidental e a partir de 1921 professor na Universidade de Toronto.

 

Recebeu o Prémio Nobel da Fisiologia e Medicina em 1923 pelo facto de ter descoberto a hormona da insulina em colaboração com o cientista John Macleod.

 

 

 

https://historyatkingston.files.wordpress.com/

 

Em 1930, o Parlamento do Canadá apoiou-o na instalação de um laboratório de investigação - Instituto Banting -  e a sua universidade criou uma cátedra com o seu nome.

 

Aí trabalhou em várias linhas: as suas últimas investigações no Instituto debruçavam-se sobre o cancro, o córtex adrenal e a silicose.

 

Durante a Segunda Guerra Mundial foi major do Corpo Médico e chefe da secção médica do Conselho Nacional de Investigação do Canadá.

 

Morreu devido aos ferimentos sofridos em um acidente de aviação na Terra Nova.

 

Actividades:

 

 

diabetic-dog-game.jpg

 

Jogo do Cão Diabético

https://www.nobelprize.org/

 

Recursos: Jogo

 

Os alunos dos currículos de Ciências podem aprender mais sobre a diabetes tomando conta de um cão diabético.

 

 

 

 

O jogo Diabetic Dog Game está online e todos os alunos, a conselho dos respectivos professores, poderão jogar. Aprendem assim, sobre a diabetes, ao tomar conta de um cão diabético.

 

O jogo está também inserido neste post, pelo que os estudantes podem jogá-lo aqui. Espero que gostem desta actividade.

 

Línguas: O jogo está em Inglês e Sueco.

 

 

A Professora GSouto

 

14.11.2016

 

Licença Creative Commons