Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Celebrar Dia Intl dos Museus e Noite Europeia dos Museus !

 

 

dia-museus2017a.jpg

 

Dia Internacional dos Museus

http://www.patrimoniocultural.gov.pt/

 

O Dia Internacional dos Museus, criado pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, celebra-se anualmente a 18 de Maio, através da organização de diversas actividades.

 

O Dia Internacional dos Museus celebra-se com entradas gratuitas em museus, monumentos e palácios, tutelados pela Direção-Geral do Património Cultural, um pouco por todo o país.

 

As comemorações estendem-se à Noite dos Museus, no próximo sábado, com abertura excepcional ao público à noite.

 

Para além das entradas gratuitas nos espaços tutelados pela DGPC, o dia é assinalado com concertos, espetáculos de teatro e dança, intervenções musicais, performances, visitas guiadas e encenadas, entre muitas outras, usufruindo os visitantes, deste modo, de experiências atractivas e fora da oferta habitual. 

 

 

Tema 2017:

 

Em 2017, o ICOM definiu como tema Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus como mote para uma reflexão, naturalmente diferenciada e respondendo aos contextos nacionais, do papel dos museus nas comunidades e na sociedade em geral.

 

 

nuit-musees2017a.jpg

 

La Nuit des Musées 2017

http://nuitdesmusees.culturecommunication.gouv.fr/

 

A Noite Europeia dos Museus, criada pelo Ministério Francês da Cultura e da Comunicação, irá decorrer a 20 de Maio. Os museus portugueses irão associar-se, uma vez mais, a esta celebração.

 

Em resposta ao convite da Direção-Geral do Património Cultural, os espaços museológicos que integram a Rede Portuguesa de Museus irão realizar diversas iniciativas com o objectivo de aprofundar a sua ligação com os visitantes e de envolver novos públicos, essencialmente o público jovem e as escolas, em torno do conhecimento das colecções e da salvaguarda e valorização do património cultural.

 

Neste sentido, os visitantes poderão participar em actividades, tais como espectáculos de teatro e dança, intervenções musicais, performances, visitas guiadas e encenadas, entre muitas outras, usufruindo deste modo de experiências atrativas e fora da oferta habitual.

 

 

dia-museus2017b.jpg

 

http://icom-portugal.org/

 

 

Hoje, dia 18 de Maio, todos os Museus, Palácios e Monumentos tutelados pela DGPC terão entrada gratuita. 

 

No dia 19 de Maio, a partir das 18h00, o Museu de Arte Popular abre as suas portas gratuitamente.

 

No dia 20 de Maio, a partir das 18h00, as entradas também serão gratuitas nos Museus, Palácios e Monumentos da DGPC, excepto no Convento de Cristo, no Mosteiro de Alcobaça, no Mosteiro da Batalha, no Mosteiro dos Jerónimos, no Museu Monográfico de Conimbriga - Museu Nacional, no Panteão Nacional e na Torre de Belém, que encerram no seu horário habitual.

 

 

dia-museus2017d.jpg

 

http://icom-portugal.org/

 

 

Programa Geral:

 

  •  Dia Internacional dos Museus - 18 Maio 2017

Consultar aqui

 

  • Noite Europeia dos Museus - 20 Maio 2017

Consultar aqui

 

Sugestões:

 

  • Dia e Noite dos Museus | Capte o Indizível e partilhe #captaroindizivel

 

No dia 18 de Maio - Dia Internacional dos Museus e no dia 20 de Maio, Noite Europeia dos Museus, Capte o Indizível e partilhe #captaroindizivel !

 

A Direção-Geral do Património Cultural, através do seu Instagram #insta_patrimoniocultural, lança o desafio a todos os que participarem nas inúmeras actividades que celebram o Dia Internacional dos Museus (18 de Maio) e a Noite dos Museus (20 de Maio), sob o tema "Museus e Histórias Controversas. Dizer o Indizível nos Museus", para partilharem imagens ou vídeos com a hashtag #captaroindizivel

 

 

noite-museus2017.jpg

 

 

 Museu Soares dos Reis, Porto

https://www.facebook.com/MuseuNacionalSoaresReis

 


A Cidade Global representa a Era dos Descobrimentos portugueses, século XVI, onde a importação e comercialização de mercadoria era intensa.

 

A exposição conta com cerca de 200 peças e quer levar os visitantes à descoberta do período renascentista em Portugal.


O MNSR vai acompanhar a Cidade Global com um plano de actividades, "Novidades que os Portugueses trouxeram à Europa", a divulgar em breve.

 

 

 

 

Museu Nacional da Música

 http://www.museudamusica.pt/

 

Museu Nacional da Música:  O Museu Nacional da Música associa-se às celebrações, com uma programação diversificada que pode consultar aqui

 

Entrada livre

 

No âmbito da celebração da Noite Europeia dos Museus, o museu lançou um convite a todos os que contribuíram para a campanha pública de angariação de fundos, para participarem numa festa de dança no jardim, das 18:00 às 12:00pm.

 

No âmbito da celebração da Noite Europeia dos Museus, o museu inicia A Noite no Museu Nacional da Música com um concerto de um músico português de carreira internacional e encerra com o já tradicional Quiz Musical.

 

Pelo meio, uma visita às zonas reservadas do Museu e o quarteto de indie pop, Vaarwell, que tem chamado a atenção de alguma imprensa nacional e internacional.

 

Entrada livre.

 

 

 

 

Museu Machado de Castro, Coimbra

http://www.museumachadocastro.pt/

 

  •  Museu Machado de Castro: O Museu Machado de Castro convida a comemorar o Dia  Internacionacional dos Museus e Noite Europeia dos Museus participando nas actividades prepadas para dias 18,19.20 Maio. 

     

     

    Entrada gratuita

 

dia-museus2017-ciencia.jpg

 

 

Ciência Divertida no Museu por MiniBioqs

http://www.museumachadocastro.pt/

 

  • 'Ciência Divertida no Museu' por MiniBioqs: Nas últimas sextas-feiras de cada mês o Museu Nacional Machado de Castro em parceria com os MiniBioqs, grupo voluntário de estudantes de Bioquímica da UC sob a coordenação de uma professora da Licenciatura, fará experiências lúdico-científicas ligadas à conservação das peças do Museu tendo como público-alvo crianças e jovens.

 

Para cuidar do Património Cultural que é de todos, a cultura e a ciência dão, assim, as mãos na descoberta dos porquês de muitos fenómenos que diariamente acontecem e danificam esse mesmo património.

 

Próxima actividade:

 

Dia 26 Maio, das 10:00-17:00 horas

 

Cabe às escolas e seus professores seleccionar os museus e actividades que melhor se adaptem aos interesses pedagógicos e culturais dos seus alunos.

 

Os alunos apreciam visitas de estudo ligadas ao património cultural e adquirem competências que muito enriquecerá os currículos escolares, bem como a sua vivência cívica e cultural.

 

 

A Professora GSouto

 

18.05.2017

 

Licença Creative Commons