Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Cartoonista luso-indiano Mário Miranda : conhece ?

 

 

doodle-mario-mirandas-90th-birthday.jpg

 

Google Doodle 90º Aniversário Mario Miranda

https://www.google.com/doodles/

 

Hoje fomos surpreendidos pelo Google com um nome português: Mário Miranda é celebrado com um Doodle que está disponível na página de entrada do motor de busca em português.

 

À semelhança do que acontecera ontem, dia 1 de Maio para o Dia da Mãe e no passado dia 30 Abril com a celebração do 100º aniversário de Claude Shannon, o pai do 'bit' e da era moderna da comunicação digital, o motor de pesquisa Google dedica esta segunda-feira um doodle ao artista luso-indiano Mário Miranda, um dos cartoonistas mais admirados e famosos na Índia. E não só.

 

 

Cartoon Mário Miranda

Mumbai Heritage

https://twitter.com/mumbaiheritage/

 

Saber + 

 

Mário Miranda morreu a 11 de Dezembro de 2011, na sua cidade natal de Loutolim, em Goa. Mas se hoje estivesse vivo, Miranda faria 90 anos.

 

Criativo, de estilo independente, Miranda é recordado pela forma como retratava a movimentada paisagem urbana de Bombaim.

 

Os primeiros trabalhos do artista animaram as páginas de publicações como The Times of India e The Illustrated Weekly of India, entre outros jornais. Também tem ilustrações publicadas em livros.

 

 

Cartoon de Mário Miranda

https://www.storyltd.com/collections/

 

Ir + longe:

 

O doodle foi criado pelo cartoonista norte-americano Aaron Renier, igualmente conhecido por retratar multidões imensas.

 

Google que hoje celebra a arte do luso-descendente Mário Miranda pela mão de Renier escreve que o artista se aproximou do trabalho de Mário Miranda ao fingir que estava a desenhar com ele.

 

“Escolhi o seu estilo mais popular, com interações entrecruzadas. Neste homenagem a Miranda, vemos uma rica litania de pessoas, cada uma única em sua perspectiva"

 

Aaron Renier

 

 

Goa series

Cartoon: Mário Miranda

https://www.storyltd.com/collections/

 

Estilo e criatividade nunca lhe faltaram, ao longo de uma carreira de aproximadamente cinco décadas. Mário Miranda esteve presente em muitas exposições individuais, em 22 países, incluindo os Estados Unidos da América, Japão, Brasil, França, Austrália e Portugal.

 

"Isto é o que eu gostei mais do seu trabalho", Renier explica ainda "tentando escolher quem sabe quem, quem está olhando quem, quem está irritado com quem, quem está apaixonado por quem. Esperemos que as pessoas vejam algo do espírito [de Miranda] neste doodle."

 

 

 

Cartoon: Mário Miranda

https://www.pinterest.com/passioneye/the-art-of-mario-miranda/

 

Mas Miranda é também homenageado esta segunda-feira por muitos jornais portugueses e internacionais, já para não falar de Índia que aproveitaram o Doodle para relembrar a arte pictórica do cartoonista.

 

Também um amigo do artista, curador da Mario Gallery, em Goa (site indisponível), Gerard da Cunha, lançou um livro intitulado A Vida de Mario – 1949, que faz parte de uma série da qual já constam os volumes “1950” e “1951”.

 

 

Mumbai series

cartoon: Mário Miranda

https://www.storyltd.com/collections/

 

Foi precisamente Gerard da Cunha quem contou “Ele observava pessoas em todo o lado. Nos Correios, na paragem do autocarro, nos casamentos ou nos restaurantes. Ele era um mestre a documentar a vida social”.

 

Mário Miranda recebeu postumamente o título Padma Vibhushan, a segunda maior condecoração civil da Índia.

 

Foi também foi condecorado com a Ordem do Infante D. Henrique pelo anterior Presidente de República de Portugal.

 

 

 Actividades:

 

É uma obra que não pode deixar de passar pelas escolas.

 

  • Num projecto transcurricular Língua Portuguesa, História de Portugal e Educação Visual, os alunos serão convidados a explorar a imensa obra visual de Mário Miranda, em actividades que deverão ser programadas de acordo com os currículos.
  • Os alunos deverão ser convidados a fazer parte dessa programação.

 

A Professora GSouto

 

02.05.2016

 

Licença Creative Commons