Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Carnaval : Tradições e Actividades

 

 

 

Google Doodle Weiberfastnacht 2016

(terça-feira gorda)

http://www.google.com/doodles/

 

Hoje começam as férias de Carnaval. Houve desfiles de Carnaval nas diversas escolas do país, sobretudo com alunos mais jovens.

 

Revejo os índios, polícias, Spydermans, Harry Potter - ainda para mais a noite Harry Potter foi ontem), Minnies e princesas de toda a espécie. É quase como um filme Disney.

 

Saber +

 

O Carnaval, também conhecido como Entrudo, é uma festa pagã que se comemora em Portugal sempre a uma terça-feira, 47 dias antes do domingo de Páscoa.

 

Segundo o Latim, a palavra Carnaval tem origem em duas palavras “carne” + “levare” cujo significado é “carne tirada ou sem carne”. Ou seja, a fest de Carnaval é celebrado na Terça-feira de Cinzas ou também chamada de Terça-feira Gorda, Mardi Gras, precisamente porque é o último dia do calendário cristão em que seria permitido comer carne antes da Quaresma.

 

Ir + longe:

 

O Carnaval começou a ser festejado na Grécia Antiga,entre 600 a 520 a.C., como forma de agradecimento aos deuses pela boas colheitas do ano.

 

Só noi ano 590 d.C, o Carnaval começou a ser festejado pela Igreja Católica. O período de Carnaval era apelidado como o "adeus à carne", marcando a véspera de um período de jejum e privações antes de se iniciar a Quaresma.

 

As populações festejavam e degustavam manjares para preparar o período de privações a começar no dia seguinte.

 

Hoje o Carnaval assume-se como uma festa onde reinam fantasias e disfarces, na qual miúdos e graúdos exibem máscaras e trajes alusivos. É um momento de diversão e em que são permitidas brincadeiras, seguindo o adágio popular "No Carnaval ninguém leva a mal".

 

 

 

Tradições

 

São várias as tradições de Carnaval em Portugal. Muitas pessoas mascaram-se com fatos de Carnaval alusivos a uma determinada categoria profissional, personagem de cinema, desenhos animados ou até uma personalidade mediática.

 

As crianças também festejam o Carnaval com trajes coloridos alusivos a filmes ou jogos e vestem os fatos no último dia de aulas, antes de férias, e depois no domingo e na terça-feira de Carnaval.

 

 Adágios de Carnaval:

 

  • "É Carnaval, ninguém leva a mal!"
  • "A vida são dois dias, o Carnaval são três!"
  • “Não fique triste, o Carnaval existe.”
  • "Antes solteiro no dia dos Namorados, que namorando no Carnaval."

 

 

Orquestra Geração

http://www.casadamusica.com/

 

Actividades:

 

  • Concerto de Carnaval aceitam? 

Então é assim. A Casa da Música apresenta o concerto de Carnaval Orquestra Geração, dia 9 Fevereiro 2016, às 17:00 horas na Sala Suggia.

 

Já tinham ouvido falar da Orquestra Geração? Baseada no projecto El Sistema, a Orquestra Geração, uma iniciativa da Escola de Música do Conservatório Nacional, surgiu em 2007 com 15 jovens.

 

Hoje atinge o número de 1 000 jovens em todo o país. É um projecto de inclusão social através da Música, para jovens portugueses que vivem em condições sociais degradadas, tirando-os da rua e dos riscos inerentes à sua condição, através do ensino da Música (clássica e jazz).

 

O projecto representado agora pela Associação das Orquestras Sinfónicas Juvenis Sistema Portugal, está presente em 14 escolas na região de Lisboa, 4 em Coimbra e 2 no norte do país.

 

 

orquestra-geracao.jpg

 

Orquestra Geração

créditos : OJG

http://www.orquestra.geracao.aml.pt/

 

A Orquestra Juvenil Geração (OJG) representa o esforço de sete anos do projecto Orquestra Geração ao atingir um elevado nível no âmbito das orquestras sociais.

 

Os seus elementos foram formados de raiz pela nossa metodologia e hoje em dia já se atrevem a tocar peças como a “Marcha Eslava” de Tchaikowsky, a “Abertura nº 3” de Jolly Braga Santos ou a abertura da ópera “Nabuco” de Verdi.

 

A OJG tem sido convidada a actuar em eventos como o lançamento dos programas estruturais 20-20, as comemorações dos 30 anos da entrada de Portugal na União Europeia e, pelo segundo ano consecutivo, foi considerada uma das 50 melhores práticas sociais em toda a Europa.

 

Não vão perder esta oportunidade de ouvir ao vivo um concerto de Carnaval com um progama perfeito para uma tarde de Carnaval.

 

Boas férias ! E excelente Carnaval !

 

A Professora GSouto

 

05.02.2016

 

Licença Creative Commons

 

Comentar:

CorretorEmoji

Notificações de respostas serão enviadas por e-mail.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.