Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

A WWW faz anos ? Tim Berners-Lee, o criador !

 

 

 

 

Início da WWW

http://news.bbcimg.co.uk/

 

 
Pois é ! A www ou web que todos adoram e acedem a toda a hora, via telemóvel, tablet ou computador em casa ou na escola, faz hoje 25 anos.
 
 
Para uma grande parte dos alunos, que se cruzaram comigo, a Internet já era uma realidade quando nasceram. Mas para aqueles que hoje encaram já o mercado de trabalho, ela chegou já depois de concluirem a educação primária. Mas voltemos à mais célebre sigla: WWW.
 
 

www-intern.png

 
 
Saber +
 
 

Foi a 12 de Março de 1989, faz hoje 25 anos, que a ideia de Tim Berners-Lee, um jovem físico e cientista britânico, na área da computação britânico, foi apresentada num laboratório de Física europeu, o famoso CERN.

 

A ideia transformou-se num dos maiores fenómenos tecnológicos da humanidade, a World Wide Web (WWW).

 

 

  

 

The NeXT, computador onde Berners-Lee desenhou a WWB

http://news.bbcimg.co.uk/

 

Foi neste computador - os mais velhos ainda se lembram deste tipo de máquina, aqueles computadores antigos, enormes e volumosos que tinhamos nas bibliotecas das escolas ou em casa - que Tim Berners-Lee desenhou a World Wide Web (wwb).

 

A World Wide Web, nome dado pelo próprio Lee no trabalho Tratamento de Informação: Uma Proposta, permitiu criar de forma gratuita e fácil um modo de aceder a ficheiros em computadores interligados.

 

internet não foi um sucesso logo no seu início. Existiam sistemas militares fechados há alguns anos e alguns sistemas limitados e pagos com ideias semelhantes. Mas a World Wide Web venceu e celebrizou-se pelo acesso livre a todos – se um dos outros sistemas tivesse prevalecido, a forma como acedemos à internet podia ser bem diferente, mais controlada.

 

 

tim-berners-lee3.jpg

 

 

Berners-Lee fala no lançamento da World Wide Web Foundation

https://en.wikipedia.org/wiki/Tim_Berners-Lee 

 

Ir + longe:

 

No início dos anos 90, acabou por ser o uso da World Wide Web por organizações americanas que impulsionou o sistema a dominar. O site da Casa Branca (Whitehouse.gov), um dos primeiros com grande impacto, também ajudou a dar força ao conceito.

 

 

 

 

Sir Tim Berners-Lee nos Jogos Olímpicos Londres 2012

créditos: Autor não identificado

http://www.masterlink.com/

 

Sir Berners-Lee (foi distinguido em 2004 pela rainha britânica Isabel II) apelou esta semana em entrevista à BBC para a criação de uma Magna Carta como modo de proteger os internautas, ao estilo dos direitos humanos.

 

criador da World Wide Web criticou supervisão por parte dos governos que tem sido revelada por pessoas como o ex-agente secreto norte-americano, Edward Snowden.

 

"Chegou a altura de tomar uma grande decisão colectiva. Temos pela frente dois caminhos, qual deles pretendemos seguir?

 

Vamos continuar numa estrada que permite que os governantes exerçam cada vez mais controlo, cada vez mais vigilância? (...) Ou vamos estabelecer um conjunto de valores? Vamos criar uma ‘Magna Carta’ para a Internet? Actualmente isto é algo tão importante nas nossas que se pode colocar no mesmo patamar dos direitos humanos".

 

Sir Tim Berners-Lee

 

Para cumprir este objectivo de neutralidade da internet foi criada uma iniciativa The Web We Want para redigir regras para cada país e na qual todos se podem inscrever através do site. A ver aqui

 

Bom, só podemos parabenizar Sir Tim Berners-Lee pela ideia genial da World Wide Web e agora apoiar a ideia da sua "Magna Carta" para o bem de todos nós.

 

Já não viveriamos sem Internet, não é mesmo? É que através da www os nossos saberes evoluiram muito. Só precisamos ter cuidado quando acedemos e como acedemos.

 

{#emotions_dlg.meeting}Actividades:

 

  • Debate sobre benefícios e perigos da Internet;
  • Pesquisa no site CERN: Where the web was born aqui
  • Redacção de uma possível Magna Carta para adolescentes.

 

A Professora GSouto

 

12.03.2014

 

Licença Creative Commons

 

1 comentário

Comentar post