Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Hora Planeta 2012 : Vamos aderir ?

 

 

 

 

 

Hora da Terra 2012

www.earthhour.org/video

 

 Hoje, dia 31 Março, como todos sabem é Hora do Planeta. Um número recorde de 147 países e territórios começaram já apagar as luzes, segundo os fusos horários.

 

A Nova Zelândia foi o primeiro país a mostrar ao mundo que está com a maior acção voluntária cívica do planeta

 

Saber + 

 

A Hora do Planeta começou em 2007 como uma iniciativa de uma só cidade, Sydney (Austrália). Portugal aderiu em 2009.

 

Este ano, centenas de monumentos, em mais de 5000 cidades e vilas, apagarão as luzes às 8:30pm (hora local). Países como Líbia, Argélia, Butão e Guiné Francesa participam pela primeira vez.

 

Pela primeira vez, também, Earth Hour chegará à International Space Station O evento será assim comentado ao vivo à medida que as luzes das cidades do mundo se forem apagando.

 

 

 

 

Planeta Terra / ISS

Fotografia: ISS/ESA/NASA

http://static.guim.co.uk/

 

Em Portugal 83 localidades aderiram à Hora do Planeta. Mais duas do que em 2011. Excelente! Sinal que estamos civicamente mais conscientes para as alterações climáticas.

 

A Hora do Planeta começou em 2007 como uma iniciativa de uma só cidade, Sydney (Austrália). Portugal aderiu em 2009.

 

Mas nós aderimos em 2008. Debatemos o assunto nas nossas aulas, desenvolvemos actividades e levámos a cabo alguns projectos que se estenderam à comunidade escolar!

 

Distribuimos desdobráveis e pins criados por vós aos colegas e professores da escola. Ninguém tinha ouvido falar, até aquele dia, na Hora do Planeta!

 

E desde então, o movimento cresceu nas escolas e no país. Começou com uma cidade em 2009 e hoje já são 83 cidades e localidades portuguesas a aderir à Hora Terra.

 

 

 

 

  Nova Zelândia

créditos: site Earh Hour 2012

www.earthhour.org

 

Este ano, figuras públicas e instituições internacionalmente reconhecidas juntam-se a centenas de milhões de cidadãos que, em todo o mundo, e preparam-se para celebrar uma acção conjunta pelo planeta: das Nações Unidas ao Movimento Escuteiro, da UNESCO ao Vaticano, os líderes mais reconhecidos e as organizações mais influentes do mundo declararam seu apoio à Hora do Planeta.

 

O Secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, anunciou que a ONU vai desligar as luzes durante a Hora do Planeta a 31 de Março e desafiou os cidadãos, organizações e empresas mundiais a fazerem o mesmo em solidariedade com os 20% da população mundial, homens, mulheres e crianças que não têm acesso à electricidade.

 

“Desligar as nossas luzes é um símbolo do nosso compromisso com a energia sustentável para todos"(...) "Precisamos alimentar o nosso futuro com energia limpa, eficiente e acessível. Agindo juntos hoje, podemos alimentar um futuro melhor."

 

Ban Ki-moon

 

 

 

 
 
Ir + longe:

 

A ideia destes estudantes portugueses não é original, mas é diferente. Por isso, achei bom partilhar o vídeo!

 

Actividades:

 

O sítio web de Earth Hour tem propostas muito divertidas para ti e para os irmãos mais novos. Uma das mais interessantes é aceder ao YouTube/EarthHour aqui e visionar os vídeos de todo o mundo que vão sendo publicados ao longo do dia.

 

Para os mais novos, há actividades e jogos aqui. Ah! Têm também o desafio The Lorax (filme animado que estreia brevemente). Será que os seus bigodes ficarão verdes? Só aceitando o desafio! Atreve-te e saberás...

 

Poderás seguir as novidades via Earth Hour Portugal no Facebook. Mas mais importante mesmo é unir-se em acto à "Hora do Planeta" (em casa ou na rua). A escolha será tua.

 

 

 

créditos : WWF/ Earth Hour

 

 

Prontos para mais logo às 20:30 horas? Estou certa que sim! E é claro, telemóveis, smartphones, ipods4 e computadores... desligar!

 

 A Professora GSouto

 

31.03.2012

 

Licença Creative Commons

 

 créditos: video escola Saúde Ambiental da ESTeSL