Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Fukushima : homenagear as vítimas, um ano depois

 

 

 

Fukushima

créditos: Kim Kyung-Hoon |Reuters

 

 

Um ano depois do terramoto seguido de tsunami que atingiu o Japão em 11 de março de 2011, a energia nuclear continua a ser um dos temas mais debatidos.

 

Com mais de 13 mil mortes e 16 mil desaparecidos, como bem te lembras pelo post Sismo no Japão, a tragédia japonesa é associada de imediato ao acidente nuclear causado pelo colapso da Central de Fukushima, no nordeste do país.

 

Dos seis reactores da central, quatro foram atingidos pela onda gigantesca, causando o vazamento de material radioativo nas áreas próximas e trazendo o tema nuclear novamente às discussões internacionais.

 

 

 

 Fukushima

rastreio radioactividade

créditos: Kim Kyung-Hoon |Reuters 2012

http://media.zenfs.com/

 

 Activistas antinucleares de 17 países realizaram neste domingo uma corrente humana em mais de 100 cidades mundiais.

 

A reconstrução total das áreas atingidas pelo terramoto seguido por tsunami e acidentes nucleares no Japão deve levar pelo menos uma década, segundo especialistas do governo japonês. No país, cerca de 350 mil pessoas esperam por uma casa. Mais de 50 mil moradias temporárias foram construídas.

 

 

 

 

 

Fukushima, homenagem

créditos: Caroline Bruneau/ Le Figaro

http://l.yimg.com/

 

Só na região de Tohoku, no Nordeste do Japão, 342.509 pessoas foram deslocadas. Pelo menos 17 mil estão em casas de parentes e amigos, enquanto 324 mil moram em abrigos cedidos a custo zero pelo governo.

 

Hoje, um minuto de silêncio uniu todo o país, num ambiente de profundo recolhimento.E foram muitos os japoneses que atiraram flores ao mar numa simbólica de homenagear os seus entes queridos e todos aqueles que pereceram neste desastre que ficará na história mundial.

 

Paz para todas as vítimas.

 

A Professora GSouto

 

11.03.2012

 

Licença Creative Commons