Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Dia das Bibliotecas Escolares : Saber um poder para a vida

 

 

Dia das Bibliotecas Escolares 2011

http://blogue.rbe.mec.pt/2011/10/

 

  "Ninguém nasce leitor."

 Teresa Alçada

 

Hoje é um dia especial! É dia 24 Outubro, Dia das Bibliotecas Escolares. E Outubro é também  Mês Internacional das Bibliotecas Escolares.

 

Tema 2011

 

"Saber, um poder para vida."

 

Um tema a que nada é preciso acrescentar. Saber, lendo, é o que de mais precioso temos para enfrentar os desafios.

 

Como vêem, muita coisa boa! Não deixem de ler todos os dias, ir à biblioteca da escola nos tempo livres, sejam curioos, procuram as novidades, livros novos, requisitem um livro que ainda não tenha lido, ou aquele livro que gostariam de reler.

  

   

 

Livros vs kindle

créditos: AP

www.guardian.co.uk/

 

 Ir + longe:

 

Ler é um dos maiores prazeres que podemos transmitir aos alunos. Lembro com alegria, a imensa pléiade de novos leitores que ajudei a formar.

 

Os alunos são muito sensíveis ao facto de terem como professores alguém que adora ler. Lembro as estratégias que utilizava para levar-vos a ler...

 

O meu primeiro passo para cativar esse gosto pela leitura, era aromatizar os últimos momentos de algumas aula de Língua Portuguesa, com a leitura de um parágrafo ou dois, de vários livros, pouco conhecidos dos alunos, não existentes na biblioteca escolar, que eu comprava só para vos incentivar. Lembram?

 

 

Onde Vivem os Monstros

texto/ilustração Maurice Sendak

Kalandraka (2009)

 

 

 

Recado da Mãe

Maria Teresa Gonzalez

edições Verbo

 

Levava livros para a sala de aula e lia alguns excertos, até lhes despertar a curiosidade suficiente para continuarem sozinhos a leitura desses ou de outros livros à sua escolha.

 

Com essa pedagogia de 'divulgar leituras não catalogadas sei que formei um boa plêiade de cativados jovens leitores e leitoras que passaram a fruir do enorme encanto de ouvir ler histórias, de ler por prazer, e de comprar, com a sua semanada, livros. Que enriquecedor para mim, como professora e que bom para vós, para o futuro!

 

Tantos os livros, os projectos, os posts ao longo dos anos! Relembremos alguns:

 

O Incrível Rapaz que Comia Livros;  O Sítio das Coisas Selvagens; Querida, comprei um Zoo; PNL - Diário de Anne FrankCrónicas de Spyderwick; O Rapaz do Pijama às Riscas; Recado da Mãe; Eragon; Morte Súbita; As Palavras Difíceis; A Árvore Vermelha... e tantos outros que poderão pesquisar aqui no blogue.

 

 

 

 

A Menina que Roubava Livros | Markus Zusak
http://1.bp.blogspot.com

 

Este foi um dos livros que encantou todos. Sobre o tema do Holocausto, A Rapariga que Roubava Livros, mais tarde adaptado ao cinema, foi uma das leituras mais comoventes depois de o Diário de Anne Frank.

 

A propósito das leituras que fazíamos, preparava uma série de actividades para os alunos a que eles aderiam com alegria e empenhamento, dando assim origem a projectos, alguns transcurriculares.

 

Projectos como Centenário de António Gedeão; Sessão Livros de Ilustradora (a propósito das leitura de obras de Luisa Dacosta com ilustração de Cristina Valadas); Ilustradora Cristina Valadas;  A Casa das Bengalas; Uma Aventura no Alto Mar coordenado com o projecto Conversa com um Cientista inserido no Ano Polar Internacional 2008.

 

Fora, muitos os textos que escreveram, os livros que lemos, as conversas que tivemos, os projectos que desenvolvemos nos currículos de Língua Portuguesa.

 

Uma das alunas mais criativas, a nível da escrita, que se cruzou comigo, foi Marta Portocarrero. Desde cedo, tinha como sonho, vir a ser escritora.

 

O post dedicado a uma aluna que hoje é uma jovem escritora Marta Portocarrero, aluna do grupo que fez parte do projecto com o escritor António Venda (anterior à criação deste blogue) que tanto entusiasmou as turmas e que levou a um projecto transcurricular Língua Portuguesa, Educação Visual e Educação Musical. Foi fantástico.

 

 

 

O Amor por entre os Dedos

(livro de contos)

António Manuel Venda

edições Ambar

http://fragmentosvirtuaisdumaprofessora.blogspot.pt/

 

Este projecto Conversas com Jovem Escritor foi publicado no sítio da escola mas depois foi eliminado. Coisas... que um memória de escola deveria ter guardado. Lamento não ter ficado com as fotografias! Fizeram-se actividades muito interessantes! E o autor ficou muito sensibilizado.

 

 

 

José Luís Peixoto

créditos: Augusto Brázio

http://quintasdeleitura.blogspot.com

 

Seguiu-se o projecto Conversas com o escritor José Luís Peixoto numa visita de estudo ao Teatro Campo Alegre, em 'Quintas de Leitura', ao lermos O Rapaz que Tinha Medo do Mar (um curto conto).

 

As actividades geraran muito entusiasmo nas turmas daquele ano. Tivemos depois a honra de ler o comentário do escritor deixado neste nosso blogue.

 

Pois é! Tantas partilhas fizemos sobre o gosto de ler. E muitos são os posts deste blogue dedicados à leitura. É só ir à 'caixa de pesquisa' (lado direito) e escrever uma palavra-chave, por exemplo 'leitura'.

 

Bons livros! E boas leituras! Ah! Já aderiram ao Kindle? Por que não! Mas um livro impresso para folhear entre os desdo, tem outro encanto. Claro! Tal como sabem não sou nada avessa às 'tecno'. Fui eu que vos introduzi nas tecnologias nas aulas curriculares de Língua Portuguesa.

 

Por aqui, continua-se com o imenso prazer da leitura! Então, não me deixem ficar mal!

 

Ah! E não esqueçam de visitar a biblioteca da escola para requisitar livros ou apenas aproveitar um cantinho mais tranquilo e ficar por lá a ler!

 

 

 

A Professora GSouto

 

24.10.2011

 

 Licença Creative Commons

 



2 comentários

Comentar post