Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Dia Mundial dos Professores : tributo aos meus professores

 

 

 

 

Dia Mundial dos Professores

http://www.unesco.org 

 

O Dia Mundial dos Professores celebra-se todos os anos no dia 5 Outubro para homenagear os professores e o seu papel fundamental  na qualidade a todos os niveis.

 

Neste dia comemora-se igualmente o aniversário da assinatura da Recomendação UNESCO/OIT (1966)  no que diz respeito à condição do pessoal docente.

 

Por todo o mundo multiplicam-se as iniciativas que pretendem dignificar e sublinhar a importância da profissão do Professor para o pleno desenvolvimento das sociedades.

 

 

 

Google Doodle Dia dos Professores 2011

https://www.google.com/doodles/

 

Google dedica um Doodle ao Dia dos Professores. Reconhecimento de uma das profissões mais nobres e tantas vezes minimizada.

 

Tema 2011

 

Este ano, o tema é: Professores pela a igualdade de género.

 

Apesar da profissão ser constituída em grande parte por mulheres, a desigualdade continua a ser um problema.

 

Embora em muitos países, as medidas para assegurar a igualdade estejam consagradas nas políticas e na Constituição, certo é que para milhões de Professoras, por todo o mundo, esses princípios continuam por cumprir.

 

Professoras há que são mesmo impedidas de exercer a sua profissão por costumes e tradições familiares dos países de onde são oriundas.

 

 

 

Dia Mundial dos Professores

http://www.unesco.org 

  

Não há muitos professores que me tenham marcado pela positiva! Mas cinco, eu não posso esquecer! Duas professoras e três professores.

 

Infelizmente três professores já não estão entre nós. O meu professor de Grego e Latim do 6º e 7º anos do liceu (que correspnde aos vossos 11º e 12º anos). 

 

A minha professora de Piano, no Conservatório de Música do Porto. Com ela, fiz o meu curso superior de Piano.

 

E a minha professora de Italiano, também no Conservatório de Música do Porto.

 

Aos três prestei sinceras e sentidas homenagens, num espaço diferente. 

 

Os outros dois professores, felizmente ainda vivem, e continuamos muito amigos. O meu professor de Literaturas (Portuguesa, Francesa, Brasileira), Professor Doutor Arnaldo Saraiva, Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

 

E mais tarde, um outro professor entrou na minha vida, Professor Doutor António Manuel Andrade. que apoiou meu sonho de introduzir as tecnologias na escola. Meu professor na área de Recursos Educativos Digitais na Universidade Católica do Porto.

 

Aos cinco professores que foram uma referência fundamental das minhas aprendizagens ao longo da vida e a quem dedico um enorme carinho porque me deram a liberdade de ser quem sou.

 

"O estudo em geral, a busca da verdade e da beleza, são domínios em que nos é consentido ficar crianças toda a vida."

 

Albert Einsten

 

Pensamento essencial a todos os professores! Conseguir pôr-se ao e do lado do aluno, compreender a sua cabeça, as suas emoções.

 

Para terminar esta homenagem, deixo um outro pensamento, este de autor desconhecido. Traduz a postura que tive e tenho como pedagoga e que me rege sempre como ser humano:

 

"Não presumo saber ou conhecer.

Ouso perguntar e aprender"

 

Autor desconhecido

 

Para todos, Feliz Dia dos Professores !

 

 A Professora GSouto

 

05.10.2011

Licença Creative Commons

 

 

2 comentários

Comentar post