Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Os mineiros chilenos: uma lição de História viva

 

 

 

Chile

AP/Hugo Infante, Chilean government

http://news.yahoo.com

 

"No ano do bicentenário do Chile, os 33 mineiros soterrados da mina San José tornaram-se no catalisador da coesão nacional. O mérito decorre da sua conduta, do inesgotável espírito de sobrevivência, sem pânico nem lamúria - são mineiros, trabalham debaixo da terra, a morte é-lhes vizinha."

 

Já foram resgatados onze dos 33 mineiros que há 69 dias estavam soterrados na mina de San Jose. Emoção, muita emoção para eles, seu familiares e também para todos nós que acompanhamos par a passo essa vitória de um grupo de homens, de um povo que sempre acreditou que a salvamento seria possível, depois de se descobrir, após o acidente, que os mineiros estavam todos vivos. Abraços, lágrimas, risos e muitos abraços têm recebido cada mineiro  que vai respirando ar fresco num dia que é de celebração para a América Latina, Chile e Bolivia em especial, mas também para todo o mundo.

 

mineiros-chike-cápsula-chile-Esteban González-EF

 

Chile | Cápsula Fénix

Esteban Gonzalez EFE 

http://3.bp.blogspot.com

 

Para o resgate destes corajosos homens está a ser usada uma cápsula, a Fénix 2, com quatro metros de altura e um de diâmetro, um pouco mais largo do que o corpo humano, com rodas retrácteis para guiar o movimento da cápsula até à superfície.

 

O resgate dos mineiros soterrados na mina é uma "operação inédita", pela sua dimensão e pela necessidade de evitar o aluimento de terra, de acordo com o chefe do núcleo de túneis do LNEC. 

 

"Trata-se de uma situação inédita pela dimensão que tem e pelo facto de o furo não poder aluir por razões de segurança pessoais", explicou João Bilé Serra, do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).

 

Os mineiros estão a ser o actor involuntário do bicentenário do seu país. O resgate será, perante o olhar de todo o mundo, o lugar simbólico da celebração.

 

Actividades:

Que lição de História em tempo real pode ser dada, a partir das imagens e das notícias que estão sempre em actualização.

 

A Professora GSouto

 

13.10.2010

 Licença Creative Commons

 

2 comentários

Comentar post