Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Celebração 120º Aniversário Agatha Christie

 

 

 

 

Google Doodle A~120º Aniversário de Agatha Christie

http://www.google.com/doodles/

 

Mais uma vez Google celebra uma grande figura da literatura. Desta vez a 'rainha do crime', escritora de origem inglesa Agatha Christie na passagem do seu 120º aniversário. A grande senhora do romance policial.

 

Saber +

Agatha Mary Clarissa Christie, nascida Agatha Mary Clarissa Miller em Torquay, Devon, Reino Unido, no dia 15 de Setembro de 1890, mais conhecida por Agatha Christie.

 

Agatha Christie foi uma escritora britânica que se destacou como romancista, contista, dramaturga e poetisa. Mas é no género romance policial que ganhou popularidade, passando a ser conhecida como a 'Rainha/ ama do Crime' ou 'Queen/Lady of Crime' (no original em inglês).

 

Durante sua carreira, publicou mais de oitenta livros, alguns sobre o pseudónimo de Mary Westmacott. Morreu em Wallingford, Oxfordshire, Reino Unido no dia 12 de Janeiro de 1976.

 

  

Agatha-Christie.jpg

 

 Agatha Christie

http://agathachristie.com/

  

Celebra-se portanto o 120º aniversário de Agatha Christie, essa aclamada escritora do romance policial!

 

Ir + longe: 

 

Durante a I Guerra Mundial, prestou serviço voluntário num hospital, primeiro como enfermeira e depois como funcionária da farmácia e do dispensário. Esta experiência revelar-se-ia fundamental, não só para o conhecimento dos venenos e preparados que figurariam em muitos dos seus livros, mas também para a própria concepção da sua carreira na escrita.

 

Com o seu segundo marido, o arqueólogo Max Mallowan, Agatha viajaria um pouco por todo o mundo, participando activamente nas suas escavações arqueológicas, nunca abandonando contudo a escrita, nem deixando passar em claro a magnífica fonte de conhecimentos e inspiração que estas representavam.

 

  

Livros policiais

Agatha Christie

http://agathachristie.com

 

Autora de cerca de 300 obras, entre romances policiais, poesia, peças para rádo, teatro, contos, documentários, uma autobiografia e seis romances publicados sob o pseudónimo de Mary Westmacott, viu o seu talento e o seu papel na literatura e nas artes oficialmente reconhecidos em 1956, ano em que foi distinguida com o título de Commander of the British Empire.

 

Em 1971, a Rainha Isabel II consagrou-a com o título de Dame of the British Empire.

 

Deixando para trás um legado universal celebrado em mais de cem línguas, a Rainha do Crime, ou Duquesa da Morte (como ela preferia ser apelidada), morreu em 12 de Janeiro de 1976.

 

 

 

 Hercule  Poirot e o Crime de Greenshore

Agatha Christie

https://images.portoeditora.pt/

 

Em 2000, a '31st Bouchercon World Mistery Convention' galardoou Agatha Christie com dois prémios: "Melhor Autora de Livros Policiais do Século XX" e os livros protagonizados por Hercule Poirot (detective privado, personagem centra, da sua obra policial,a "Melhor Série Policial" do mesmo século.


BBC associa-se a esta efeméride disponibilizando uma pequena colecção audio (rádio) e videos (televisão) em tributo à mais célebre e aclamada escritora de literatura policial.

 

Curiosidades:

 

Visita o site oficial para ouvir e visionarl vários recursos multimédia do Arquivo oficial.

 

Visita também o sítio web oficial Agatha Christie e inteira-te de todas as festividades previstas para a Semana Agatha Christie.

 

 

 

Christie's week

http://www.agathachristie.com/

 

Actividades:

 

Quem não conhece M. Hercule Poirot, o famoso detective ou a simpática Miss Marple? Poderás fazer uma pesquiisa sobre as principais personagens dos romances policiais, muitas vezes explicadas pela própria autora.

 

Recursos| Actividades

 

Durante a pesquisa no sítio web oficial Agatha Christie, toma notas e  inteira-te de todas as festividades previstas para a semana Agatha Christie.

 

Poderás aceder a todas as obras de Agatha Christie  publicadas em língua portuguesa aqui.

 

Como vês um dia recheado de boas surpresas, se és apaixonado(a) por romances policiais!

 

 A Professora GSouto

 

15.09.2010

 

 Licença Creative Commons