Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Setembro 11, 2001 : uma aula que não se esquece

 

 

 

Tribute in lights NY

http://blogs-images.forbes.com/

 

 Impossível esquecer aquele 11 Setembro 2001! O ano lectivo já tinham recomeçado. As turmas de 6º ano funcionavam no turno da tarde, enquanto as turmas de 5º ano ficaram no turno da manhã.

 

Nesse início de tarde, todos chegámos um pouco mais tarde às aulas. O pavor, a incredulidade que se espelhavam no rosto de todos os alunos, que iam chegando lentamente, alguns na companhia dos pais, eram semelhantes à minha profunda inquietação, apenas disfarçada num sereno sorriso. Não podia deixar transparecer quão angustiada me sentia! Impossível ! Eram tão novinhos esses 6º anos ! E pareciam tão assustados !

 

 

créditos : Tony Maisel/Getty Images

http://news.nationalgeographic.com/

 

Tentei desdramatizar o facto de os alunos entrarem na sala, um a um, num ritmo inusitado, e já fora do tempo de tolerância. O meu olhar e o dos pais era de grande cumplicidade. Não dei importância a esse atraso, e a cada pedido de desculpas, eu respondia com um sorriso... triste.

 

Os alunos - lembro que nessa tarde - a primeira turma foi a turma do Bernardo, do Guilherme, do Luís, da Catarina, da Maria, do Miguel Angel... tentavam com gestos inseguros, retirar o material das mochilas. O nervosismo era tão visível!

 

Então, o Guilherme, sempre muito participativo em todas as aulas, não se contendo, perguntou : - Professora! Viu as notícias na televisão? - E a partir dessa quase simples pergunta, não fora o dramatismo que os noticiários nos fizeram vivenciar em directo, imagens terríveis que nos deixaram incrédulos, estupefactos, desataram todos a falar, falar, falar.

 

Impossível não lembrar esse dia!

 

 

 WWC | New York tragedy 2001

http://1.bp.blogspot.com/

 

Esta foi a visão escrita de um pequeno grupo de alunos, vossos colegas de escola, em 2001. As impressões desses jovens de 10-11 anos ficaram arquivadas nos meus dossiês pedagógicos. 

Hoje pude relembrar e publicar :

 

 

créditos : Thomas Nilsson/Getty Images

 http://news.nationalgeographic.com/

 

"O século XXI parecia começar muito bem mas... o terrorismo invadiu o mundo. Dois aviões foram de encontro ao World Trade Center em Nova Iorque, outro destruiu uma pequena parte do Pentágono, em Washington D.C. e um quarto que tinha como alvo a Casa Branca, também em Washington D.C. despenhou-se na floresta da Pensilvânia.

 

Houve milhares de mortos. Desde esse dia, começou uma guerra entre o mundo ocidental e o mundo oriental.

 

Nós queremos que o século XXI seja melhor para todos!"

 

 Miguel Pinto, Guilherme Delgado, Luís Valente – 11 anos 

Setembro 2001

 

Sim, os alunos não conseguiram esquecer o horror de todas aquelas imagens! E durante meses, muitas vezes pediam para voltar a falar no ataque ao "World Trade Center" ! E eu, mais uma vez, abria o diálogo, deixando que desabafazem, ouvindo, escalarecendo, conversando, para lhes suavizar um pouco o horror da lembranla visual daquele dia.

 

 

créditos : Getty Images

https://heavyeditorial.files.wordpress.com/

 

Vês?

- Veio o destino apartar-nos;

 

António Botto, Vês ? , Canções

 

(memorial de 11 Setembro 2001)

A Professora GSouto

 

11.09.2010

Licença Creative Commons