Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Parabéns Feiticeiro de Oz : 71 anos !

 

 

magicien-oz1.jpg

 

O Feiticeiro de Oz

filme, 1939

http://www.imdb.com/

 

Foi em 12 Agosto de 1939, que o filme O Feiticeiro de Oz teve a sua pré-estreia no grande ecrã. Setenta e um anos se passaram.

 

As aventuras de Dorothy, seus amigos, o Espantalho, o Leão, o Homem de Lata e o cão Totó só chegaram a Portugal, um ano depois. Mas desde logo conquistaram miúdos e graúdos.

 

 

 

O Feiticeiro de Oz

filme, 1939

http://www.imdb.com/

 

Saber +

 

Realizado  por Victor Fleming e filmado em technicolor, uma novidade para a época, o filme O Feiticeiro de Oz  marcou o imaginário de várias gerações, pela suas características técnicas, pela história invulgar, pela interpretação de alguns actores, mas muito especialmente pela banda sonora, que inclui o tema “Somewhere Over the Rainbow”, imortalizado na voz de Judy Garland, a jovem actriz e cantora que interpretou Dorothy.

 

Um clássico infantil e juvenil  que se tornou inolvidável na história do cinema.

 

 

 

L. Frank Baum/ The Wonderful Wizard of Oz

http://upload.wikimedia.org

 

Ir + longe:

 

Baseado no livro de L. Frank Baum, O Feiticeiro de Oz conta a história de uma menina, que depois de ser sugada por um tornado no Kansas, chega a uma terra misteriosa, onde vai encontrar um leão que quer ser valente, um homem de lata que deseja ter um coração e um espantalho que quer ter um corpo de carne e osso.

 

Os quatro amigos e Totó vão percorrer um caminho de tijolos amarelos, que os conduz à cidade de Esmeralda, onde vive o Feiticeiro de Oz, a única pessoa que os pode ajudar a concretizar os seus sonhos.

 

Em 2009, O Feiticeiro de Oz tornou-se um musical em português, encenado por Filipe La Féria e estreou no Teatro Politeama, em Lisboa.

 

Actualmente, anda em tournée pelo Algarve. Se estiveres de férias por perto, não percas!

 

 

 

 

 

 

Mas Google, o vosso motor de busca mais 'apetecido' não poderia deixar passar o 71º aniversário do filme que mais gerações tem encantado em todo o mundo.

 

E celebra Feiticeiro de Oz com um Doodle encantador. Ora espreitem!

 

 

magicien-oz2.jpg

 

Google Doodle: 71º aniversário de O Feiticeiro de Oz

https://www.google.com/

 

 

De novo, o team de Google, sempre atento e criativo, nos surpreende. E homenageia pessoas ou acontecimentos de interesse cultural, neste caso, dedicando-lhe um Doodle alusivo. 

 

 

 

O Feiticeiro de Oz | Edição Blu-Ray 70 anos

 

 

O Feiticeiro de Oz foi eleito pelo American Film Institute, o melhor filme de entretenimento familiar de todos os tempos.

 

Boas férias!

 

A Professora GSouto

 

 12.08.2010

 

Licença Creative Commons

 

 

 

2 comentários

Comentar post