Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Escolas : Centenário José Saramago : A Maior Flor do Mundo : recursos bilingues, livros & filmes

 

saramago-centenario.png

https://www.facebook.com/fjsaramago

 

 

saramago-quote.jpeg

 

José Saramago, Prémio Nobel de Literatura 1998

https://www.josesaramago.org/

 

Foram muitas as gerações que leram comigo Saramago! Por missão, por gosto. A isso juntámos a admiração, mais tarde, quando foi laureado com o Prémio Nobel da Literatura em 1998.

 

"Começar a ler foi para mim como entrar num bosque pela primeira vez e encontrar-me, de repente, com todas as árvores, todas as flores, todos os pássaros. Quando fazes isso, o que te deslumbra é o conjunto. Não dizes: gosto desta árvore mais que das outras. Não, cada livro em que entrava, tomava-o como algo único."

 

José Saramago, El País Semanal, Madrid, 29 de Novembro de 1998

 

 

saramago2a.jpg

 

 

Saramago [1922-2010]

Lisboa, Outubro 2010

https://en.wikipedia.org/

 

Saramago foi muito controverso nas suas ideias. Mas para nós, abriu novos rumos na literatura portuguesa. É importante o estudo e o debate crítico do valor inestimável da sua obra reflectida na literatura contemporânea portuguesa. E que hoje se reflecte na literatura mundial.

 

Não se cingindo às regras morfossintácticas da norma padrão da língua, a sua escrita, talvez por isso mesmo, atraíu e atrai as novas gerações em todo o mundo. 

 

No entanto, José Saramago defendeu o valor da língua portuguesa no momento em que se discutia o Acordo Ortográfico.

 

"A Língua Portuguesa é um 'bem precioso' e os portugueses devem tratá-ls melhor."

 

José Saramago, 23.04.2008

 

Literatura infantil :

 

 

 

 

 

A Maior Flor do Mundo

José Saramago

edições Caminho

https://www.josesaramago.org/

 

José Saramago não escreveu muito para crianças e adolescentes! Não que considerasse a literatura infantil e juvenil um género menor da Literatura. Pelo contrário! Pela dificuldade que sentia, como ele próprio escreveu no livro A Maior Flor do Mundo.

 

Livro & Filme animado:

 

Pela dificuldade que sentia, como ele próprio escreveu no livro A Maior Flor do Mundo que assim começa:

 

 

saramago-livro-infant.jpeg

 

 

A Maior Flor do Mundo

filme animado

José Saramago

https://www.josesaramago.org/

 

"As histórias para crianças devem ser escritas com palavras muito simples, porque as crianças, sendo pequenas, sabem poucas palavras e não gostam de usá-las complicadas.

 

Quem me dera saber escrever essas histórias, mas nunca fui capaz de aprender, e tenho pena."

 

José Saramago, A Maior Flor do Mundo,

Ed. Caminho, Dezembro 2002, 1ª edição

 

 

 

 

"Teenho muita pena de não saber escrever histórias para crianças" e continua, desafiando a criatividade dos seus jovens leitores " Quem sabe se um dia virei a ler outra vez esta história, escrita por ti que me lês, mas muito mais bonita?..."

 

José Saramago, A Maior Flor do Mundo,

Ed. Caminho, Dezembro 2002, 1ª edição

 

 

saramago-livro-infant1.jpeg

 

 

A Maior Flor do Mundo

filme animado

José Saramago

https://www.josesaramago.org/

 

Um livro escrito com uma grande simplicidade, para melhor chegar aos leitores mais jovens. Os alunos gostaram muito de ler. 

 

Tem também uma vertente ecológica que muito nos agrada, dado que somos 'ecologistas' assumidos.

 

A função dos escritores, poetas e prosadores não é mesmo abrir caminho para o sonho através da criatividade?!

 

 

saramago-centenario.png

https://www.facebook.com/fjsaramago

 

 

Centenário José Saramago:  Escolas 1º ciclo

 

O Centenário de José Saramago celebra-se em 2021-2022. Está aberto um projecto "Saramago nas Escolas. Leituras Centenárias". No dia 16 de Novembro realizar-se-ão em 100 Escolas Básicas portuguesas, sessões de leitura do conto A Maior Flor do Mundo, que faz parte do PNL, 4º ano do ensino básico.

 

Poderão participat nas Leituras Centenárias alunos e alunas do Ensino Básico,  escolas públicas, privadas e cooperativas.

 

Nota: A leitura poderá ser alargada a outros anos do ensino básico 1º ciclo, se as escolas o entenderem. 

 

As sessões de leituras terão lugar, nas escolas portuguesas e de Lanzarote (Espanha).

 

Dia :16 de Novembro 2021

 

Hora: 10: 00 horas

 

Objectivo: 

 

Motivar os jovens para a leitura, o aperfeiçoamento da língua, a compreensão da Narrativa, e o questionamento e diálogo sobre nós próprios, a sociedade e o meio ambiente.

 

Inscrição.

 

A inscrição deverá ser feita até 10 de Outubro de 2021, através do endereço: centenario@josesaramago.org

 

Edição bilingue: Espanhol

 

O livro foi escrito também em espanhol, dado que Saramago viveu a maior parte da sua vida em Espanha, na ilha de Lanzarote. Assim, o projecto alargar-se-à às escolas primárias em Lanzarote.

 

A leitura em espanhol poderá ter lugar nas escolas em que a língua espanhola faça parte do currículos, como língua estrangeira.

 

 

saramago-livro-infant-esp.jpeg

 

 

La Flór Más Grande del Mundo

filme animado (versão língua espanhola)

http://estaticos.elmundo.es/

 

As sessões de leitura terão lugar também nas escolas  de Lanzarote (Espanha).

 

Dia :16 de Novembro 2021

 

Hora: 10: 00 horas

 

 

 

 

Actividades:

 

  • Solicitar aos alunos que leiam o livro;
  • Aceder ao filme animado em Português e/ou Espanhol, via online (tablets ou pcs na sala de aula) e deixar que os alunos o visionem.
  • Alertar para o facto de existir a versão em língua espanhola que poderão ouvir também (mais acima), mesmo que não seja língua curricular;
  • Abrir debate na sala de aula sobre a importância do livro impresso e dos filmes animados como recursos pedagógicos;
  • Em grupo, os alunos poderão redigir um pequeno texto comentando os dois recursos pedagógicos;
  • Solicitar o apoio de professores curriculares de Espanhol língua estrangeira  para apoiar no vocabulário, e Educação Visual para uma possível ilustração elaborada pelos alunos.

 

 

A Professora GSouto

 

19.06.2010

 

actualizado 30.09.2021

 

 Licença Creative Commons

 

 

2 comentários

Comentar post