Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Dia Mundial da Biodiversidade 2010

 

world-day-biodiversity2010.jpg

 http://www.cbd.int/idb/2010/

 

Comemora-se hoje o Dia Mundial da Biodiversidade! Apesar dos esforços em todo o mundo, há estudos que mostram que a biodiversidade – toda a variedade de formas de vida no planeta – está a diminuir a um ritmo alarmante.

 

O Dia Mundial do Ambiente é um dos principais veículos através dos quais as Nações Unidas estimulam a consciencialização mundial do meio ambiente e reforçam a atenção política e de acção.

 

Worl-day-environment2010.jpg

 http://www.unep.org/wed/2010/

 

Sob o tema “Muitas espécies. Um Planeta. Um Futuro”, o Dia Mundial do Ambiente 2010 pretende evidenciar a importância da riqueza global de espécies e ecossistemas para a humanidade apoiando assim o Ano Internacional da Biodiversidade.

 

 

http://farm3.static.flickr.com

 

O Comissário Europeu responsável pelo Ambiente, Janez Potocnik declarou: «É muito positivo ver a forma como esta campanha está a atrair a imaginação das pessoas. Temos que manter a dinâmica e traduzir este interesse em acções concretas e em verdadeiras políticas para a salvaguarda da enorme variedade da vida na Terra».

 

A Comissão Europeia, com o apoio da Agência Europeia do Ambiente (EEA), lançou uma nova ferramenta informática para aproximar o público da rede Natura 2000, a sua rede emblemática de zonas protegidas.

 

A rede Natura 2000 é o principal instrumento de protecção da biodiversidade na União Europeia. É a maior rede ecológica de zonas protegidas do mundo, constituída por mais de 25 000 sítios e abrangendo 17% do território da UE.

 

 

 

 

A rede foi criada para garantir a sobrevivência dos habitats e espécies europeus mais valiosos e salvaguarda numerosos serviços prestados pelos ecossistemas.

 

Em Portugal a data será também assinalada com algumas actividades que apelam à participação da sociedade civil e da comunidade científica.

 

A Professora GSouto

 

05.06.2010

  

Licença Creative Commons

 

fontes: http://europa.eu

 

http://noticias.sapo.pt