Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Nuvem de cinzas sobre a Europa

 

 

 

 

 

Islândia

Reuters/ Olafur Eggertsson

http://noticias.sapo.pt

 

 

Segundo alguns cientistas a nuvem de cinzas que se formou devido à erupção, pela segunda vez em menos de um mês, do vulcão sob o glaciar Eyjafjallajokull na Islândia na quarta-feira, dia 14 de Abril que está a cobrir vários países da Europa, causando o caos nos aeroportos, semelhante ao causado no 11 de Setembro 2001.


Segundo David Rotery, um cientista inglês, a erupção do vulcão atingiu o auge ontem, dia 15 de Abril, formando uma coluna de cinzas que percorreu cerca de 11 km da atmosfera. A grande massa de partículas rochosas concentrou-se primeiramente na Escandinávia mas alastrou-se a outros países.

 

 

 

 

 Fotografia: AFP

http://news.yahoo.com

 

O Reino Unido foi o primeiro país a fechar o seu espaço aéreo, mas outros países se sucederam_ Irlanda, Dinamarca, Noruega, Suécia, Finlândia e Bélgica também encerraram o seu espaço aéreo.

A França fechou 24 aeroportos,  e os aeroportos de Berlim e Hamburgo foram também fechados durante a tarde de quinta-feira.

 

Meteorologistas do serviço de previsão AccuWeather, na Pensilvânia, Estados Unidos, afirmaram que a actual nuvem ameaçará o tráfego aéreo sobre a Europa, pelo menos, até domingo.

 

A nuvem vulcânica deverá chegar à fronteira de Espanha com França na madrugada de domingo, de acordo com a Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea, Eurocontrol.

 

Segundo o jornal espanhol 'La Vanguardia Digital', a nuvem deverá alcançar o País Basco, em Espanha, por volta das 08h00 e a Catalunha às 02h00 da manhã de domingo.

 

Ontem, dia 16 Abril, o pó da nuvem vulcânica tinha começado a cair em certas regiões da Grã-Bretanha.

 


 

Terminal do aeroporto de Frankfurt

AP Photo/Michael Probst

 

http://news.yahoo.com/photos

 

 

A passagem da nuvem de cinza tem prejudicado os voos de tal forma, que este sábado 21 países manterão o seu espaço aéreo encerrado, totalmente ou em parte, e apenas se realizarão seis mil dos 16 mil voos programados.

 

O Instituto de Meteorologia que considerava não ser possível Portugal ser afectado por esta nuvem de cinza, já prevê que ela possa também afectar Portugal, possivelmente no domingo.

 

Se pensarmos que se trata de um vulcão glaciar e que o gelo se vai derretendo devido ao impacto da erupção, devemos que ficar apreensivos!

 

 

A Professora GSouto

 

15.04.2010

 

Licença Creative Commons

 


Referências:

 

Correio da Manhã | Notícias Sapo.pt

 

9 comentários

Comentar post