Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Cidadania - AMI

 

 

AMI

 

http://ami.blogs.sapo.pt/

 

 

Está a decorrer a "16ª Campanha Nacional de Rua AMI" Começou ontem, dia 22 Outubro e prolongar-se-à até domingo, dia 25 Outubro 2009.

 

 

O Peditório nacional de rua tem um objectivo duplo: por um lado, recolher fundos para as nossas missões internacionais bem como para o projecto de acção social desenvolvido em Portugal; por outro, contactar com as pessoas para perceber qual a percepção que o cidadão comum tem da AMI e da Acção Humanitária e se possível sensibilizá-lo para uma intervenção mais directa e pessoal numa causa justa.

 

AMI


A nossa missão como cidadãos empenhados e atentos é contribuir na medida das nossas capacidades e princípios morais para minimizar o sofrimento de alguns.

 

Não é só ser solidário quando acontecem grandes calamidades no mundo!

Há que observar de perto aqueles que se cruzam, tantas vezes, connosco nas ruas, no nosso dia-a-dia. Alguns, por receio ou constrangimento, não se dirigem sequer a quem passa. É a esses que devemos prestar mais apoio, uma palavra, uma pequena contribuição.


Vejo, cada dia que passa, mais cidadãos a recolher restos de alimentos em caixotes ou contentores do lixo E isso choca-me profundamente! Afinal são pessoas! Como é possível ?!

 

Os portugueses continuam a empobrecer. A dois dias de se assinalar o Dia Internacional para Erradicação da Pobreza, e de acordo com os dados recolhidos pela AMI, no primeiro semestre do ano, 5201 pessoas procuraram o apoio social da AMI.

 

AMI

Estou certa que todos os meus amigos de estão atentos!

 

Fizemos juntos, ao longo dos anos em que  fui vossa professora, campanhas solidárias em vários momentos.

Muitas gerações se tornaram adolescentes conscientes, sensíveis aos problemas que os rodeiam. Crescemos juntos na nossa experiencia diária.

 

Na verdade, trabalhámos bastante a temática da educação para a cidadania. E eu dizia... para vos preparar melhor para enfrentar os desafios da vida e integrar na sociedade com responsabilidade e sentido humanitário.

 

Todos os projectos que desenvolvemos, aos quais responderam sempre com muito entusiasmo e empenhamento, tornou-vos mais conscientes e atentos aos problemas que existem no mundo actual, e em especial, no nosso país, na nossa cidade, na nossa rua, na nossa escola.

 

Assim, mais uma vez, eu sei que os meus queridos alunos vão demonstrar a sua solidariedade atenta ao longo desta campanha da AMI!

 

Ser solidário não é só em dias especiais. É todos os dias! E é aí que  sinto que posso contar com todos vós!

 

Bem hajam!

 

 

(...)

Mas todo o semeador

Semeia contra o presente.

Semeia como vidente

A seara do futuro.

Sem saber se o chão é duro

E lhe recebe a semente.


Miguel Torga, Canção do Semeador

Nihil Sibi, Coimbra Editora

 

 

A Professora GSouto

23.10.2009

 Licença Creative Commons

5 comentários

Comentar post