Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Mafalda ... 45 anos ? Parabéns !

 

 

 

Mafalda

créditos: Quino

 

Mafaldinha, a contestatária faz hoje 45 anos! Sempre jovem, sempre actual! Sempre reguila, desafiadora, contestária, uma personalidade forte e muito própria.

 

 

mafalda45-quino.jpg

 

Quino, criador de Mafalda

via Google Images

 

Saber +

 

Mafalda surgiu pela primeira vez em 29 Setembto 1864, nas páginas de um semanário, na Argentina. Quino, o cartoonista argentino, criador desta célebre personagem que personifica muitos de nós, quando não estamos de acordo com determinadas coisas que se passam por aí! Mas pela voz de uma jovem... que já faz 45 anos!

 

mafalda-45anos1.jpg

 

Mafalda

creditos: Quino

 

Joaquin Lavado,  com pseudónimo Quino imaginou imaginou Mafalda para um anúncio publicitário a uma marca de electrodomésticos, no qual lhe pediram que desenhasse a história de uma família típica da classe média. 

 

A banda desenhada não chegou a ser publicada, mas Quino recuperou a personagem Mafalda quando o convidaram para publicar no Primera Plana, na altura um jornal que procurava fazer uma reflexão crítica da actualidade argentina e internacional. 

 

 

Mafalda

créditos: Quino

 

Mafalda, "uma heroína zangada que recusa o mundo tal como ele é", descreveu Umberto Eco em 1969, num prefácio a um dos álbuns que Quino dedicou a esta jovem contestária e inconformada com o mundo. Mafalda

 

Com uma atitude de adulta, mas expressivo e irrebatível discurso de uma criança de seis anos, Mafalda era ao mesmo tempo uma menina, que detestava sopa, adorava os Beatles, e tinha monólogos preocupados em frente a um globo terrestre. 

 

 

 Parabéns Mafalda,!

créditos: Quino

 

Muitos Parabéns, Mafalda! Este mundo sem ti, seria muito monótono. Continua sempre contestatária ! 

 

Actividades: 

 

  • Pesquisar 'tiras' de albuns de Mafalda, alusivas à Escola. Seleccionar as mais interessantes. Debater as ideias inseridas;

 

  • Propor um Jornal de Parede de Aniversário de Mafalda. Os alunos escolhem os temas que mais lhes agradam.

 

 

 

 

Nota: Quino, o criador de Mafalda, morreu no passado dia 30 Setembro 2020. O mundo lamenta a sua morte. Deu-nos uma das mais célebres personagens de banda desenhada, conhecida em todo o mundo.

 

mafalda-quino-morte-planeta.jpeg

 

Mafalda e Mónica choram a morte de Quino

créditos: assinatura imagem

 

Fique em Paz, Quino 

 

 A Professora GSouto

 

29.09.2009

 

 actualizado04.10.2020

 

Licença Creative Commons

 

fontes: Lusa |  Sic online

 

4 comentários

Comentar post