Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

New Millenium Learners

 

 

  

 

http://www.nml-conference.be/

 

 

A convite de OECD e Flemish Ministry of Education, participei na "New Millenium Learners Conference", que decorreu em Bruxelas, de 21 a 23 Setembro 2009.

 

 

 

http://www.nml-conference.be/

 

O conceito de New Millenium Learners sugere que a adopção das Tecnologias particularmente pelas novas gerações - os nativos digitais - tem uma presença forte na construção da sua identidade, no modo como comunicam socialmente em rede, e  como administram a informação e o conhecimento.
 

 

The concept of New Millennium Learners suggests that technology uptake, particularly by younger generations, has an effect on the way people build their identities, communicate socially, and manage information and knowledge.

 

 

 

http://www.nml-conference.be/

 

Durante três intensos dias de trabalho, investigadores de trinta países  espalhados pelos vários continentes apresentaram perspectivas desse impacto na Educação dos adolescentes Millenium

 

No final de cada sessão foram apresentados vídeos com testemunhos de estudantes de uma escola secundária da Flandres, que demonstraram bem como o papel dos professores inovadores é importante no seu percurso escolar.

 

As chamadas competências do século XXI foram portanto o tema centralizador da Conferência. O consenso foi geral! A definição de aprendizagens  e competências a serem exigidas aos jovens estudantes, de modo a tornarem-se futuros profissionais  de qualidade e cidadãos responsáveis é urgente.
 

These so-called 21st Century Competencies, which are the main topic of this conference, cover the range of skills and competencies that young people will be required to have in order to be effective workers and responsible citizens in the knowledge society of the 21st century.

 

 

 

http://www.nml-conference.be/

 

Definiram-se várias estratégias, que passam pela introdução das Tecnologias e de temas de Cidadania em todos as áreas curriculares, pelo que áreas como Informática e Educação Cívica não terão mais razão de existir. Também são aconselháveis a modernização de alguns currículos escolares.

A responsabilidade das escolas na formação dos professores, e actualização dos mesmos, serão metas a atingir com carácter obrigatório.

 

No penúltimo dia foi oferecido aos conferencistas e participantes um jantar de confraternização num 30º andar, com uma panorâmica soberba sobre  uma grande parte da cidade de Bruxelas, num final de tarde com um pôr-do-sol esplendoroso.

 

Espero poder ilustrar tal beleza, depois de verificar se as imagens captadas com o meu telemóvel ficaram com alguma qualidade.

 

Saí mais enriquecida no final deste diálogo internacional! O projecto NML será um êxito se todos nos empenharmos nas novas tendências e objectivos da Educação, neste século XXI.

 

Também me senti muito feliz! E já sabem por que razão, não é verdade?

 

Pois é! A vossa professora foi reconhecida pelo trabalho pioneiro que desenvolveu com todos os alunos, ao longo dos últimos nove anos!  Currículos percussores com integração das Tecnologias e de projectos de Cidadania, sem deixar de cumprir todos os programas curriculares definidos pelo Ministério da Educação.

 

 

Estamos de parabéns! Estou certa que contribuí e continuarei a contribuir para a vossa formação de futuros cidadãos responsáveis, empenhados num mundo melhor e que se tornarão excelentes profissionais em cada uma das áreas que decidirem seguir!

 

 

Agradecimentos:

Comissão Organizadora

Micheline Scheys

OECD/CERI

Flemish Ministry of Education

 

 

 

A Professora GSouto

 

24.09.2009

 

Licença Creative Commons
 

 

 

9 comentários

Comentar post