Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Homem na Lua ? Parecia impossível, mas aconteceu !

 
 
 

 

 

Chegada à Lua dos primeiros astronautas 
créditos: NASA

https://astrogeology.usgs.gov

 

Passaram 40 anos e para muitos, esta imagem ainda não parece real! Na Terra, 450 milhões de pessoas seguiram pela televisão aquele acontecimento improvável. 

 

“A Águia pousou”. Foi com estas palavras que os astronautas Neil Armstrong, Edwin "Buzz" Aldrin e Michael Collins* anunciaram o sucesso da primeira missão espacial tripulada a pousar na Lua.

 

Em Portugal eram quase 3 da manhã do dia 21 de Julho de 1969. Ninguém dormia. Todos agarrados ao televisor a ver a aterragem na Lua em directo.

 

 

homem-lua1.jpg

 

 

 Neil Armstrong pisa solo lunar

créditos: NASA

httpa://astrogeology.usgs.gov

 

O momento transmitido pela televisão foi visto por mais de 530 milhões de pessoas. Um acontecimento que ficou memorável em todo o mundo. Até hoje.

 

A frase pronunciada por Neil Armstrong para descrever o momento – “Um pequeno passo para o homem, um grande passo para a Humanidade”  continua a ser usada em todo o Mundo para caracterizar grandes feitos.

 

Foi pois a 20 de Julho de 1969, o astronauta americano Neil Armstrong entrava para a História como o primeiro homem a pisar a Lua! Pois é, e esta semana celebra-se o 40º aniversário da chegada do Homem à Lua!

 

 

 

 

Neil Armonstrong, Michael Collins, Edward Buzz Aldrin

 créditos: NASA

https://thesuperslice.com/

 

Os astronautas deixaram uma placa na Lua, onde se lê: "Here Men From Planet Earth First Set Foot Upon The Moon. July 1969 A.D. We Came In Peace For All Mankind.A tradução : "Aqui os homens do planeta Terra pisaram pela primeira vez a Lua. Julho de 1969. Viemos em paz, em nome de toda a Humanidade."

 

 

Os astronautas Neil Armstrong e Edwin "Buzz" Aldrin foram os dois primeiros homens a pisar na Lua, em 20 de Julho de 1969, naquele "pequeno passo para o homem, mas um grande salto para a humanidade", assim se ouviu dizer a Armstrong! Seu companheiro, Michael Collins*, permanecera como piloto no comando da cápsula que os traria de volta à Terra.

 

 

homem-lua2.jpg

 

 

Neil Armonstrong, Michael Collins, Edward Buzz Aldrin a caminho da Apollo

 créditos: NASA

https://www.nasa.gov/

 

Para celebrar o aniversário, a Nasa divulgou no seu sitio oficial ários documentos inéditos: vídeos restaurados da missão Apollo 11, gravações de conversas entre os astronautas nunca ouvidas pelo público, imagens de seis locais de alunagem das missões Apollo captadas pela nova sonda lunar LRO (Lunar Reconnaissance Orbiter), lançada no dia 18 de Junho, para preparar a volta dos americanos à Lua até 2020.

 

 

 

 

Google Doodle 40º Aniversário de chegada à Lua

https://www.google.com/doodles/

 

Google associou-se a estas celebrações com um Doodle que faz referência ao aniversário da chegadado homem à Lua.

 

 

homem-lua4.jpg

 

 

 Presidente Obama e os três astronautas Apollo 11

Neil Armonstrong, Michael Collins, Edward Buzz Aldrin

créditos: Getty Images

https://www.gettyimages.ca/

 

Os três astronautas foram recebidos esta semana na Casa Branca pelo Presidente Obama que enalteceu o enorme feito para a Humanidade!

 

Nessa noite, teve lugar uma festa que reuniu no "Museu Nacional do Ar e do Espaço", em Washington, cerca de dois mil convidados, entre os quais  constavam a tripulação da Apollo 11, os demais astronautas de missões "Apollo" e tripulantes das actuais naves espaciais.

 

 

homem-lua5.jpg

 

 

Presidente Kennedy

"We choose to go to the Moon"

créditos: NASA

https://en.wikipedia.org/

 

Durante a cerimónia no museu foi conferido o título póstumo de "Embaixador da Prospecção" ao Presidente  John F. Kennedy  que incrementou a conquista humana da fronteira espacial e apressou a prospecção lunar.

 

fonte: EEE/AFP

 

 

homem-lua7.jpg

 

 

Apollo 11

créditos: NASA

https://history.nasa.gov/

 

Na manhã de 24 de Julho, a nave caíu em segurança amparada por três páraquedas, no meio do oceano Pacífico.

 

No total, os astronautas norte-americanos estiveram 8 dias, 3 horas, 18 minutos e 35 segundos no Espaço numa missão que cumpriu a meta proposta pelo Presidente John F. Kennedy a 25 de maio de 1961, quando, perante o Congresso dos Estados Unidos, afirmou que acreditava que “esta nação deve comprometer-se em alcançar a meta, antes do final desta década, de pousar um homem na Lua e trazê-lo de volta à Terra em segurança".

 

Actividades:

 

Visitar o site da NASA e explorar o material que lá poderão encontrar! Uma verdadeira aula viva de ciência e astronomia, neste "Ano Internacional da Astronomia".

 

E imaginem só! Até já foi lançado o vídeo Apollo 11 - Man on the Moon! Só para verem a magia da tecnologia:

 

 

 

 
  

As tecnologias têm sido a maior valia no século XX e XXI no desenvolvimento da ciência. E da educação, claro!

 

 Assistir a tudo isto pela televisão em directo é inesquecível. Um feito histórico para toda a Humanidade que pode ver minuto a minuto.

 

 

apollo11-michael-collins.png

 

Michael Collins/ Apollo 11 (1969)

créditos: NASA

 

Nota: Michael Collins morreu hoje, dia 28 Abril 2021. Tinha 90 anos. Michael Collins, um dos três grandes heróis do séc. XX. É descrito como o astronauta “esquecido” dessa missão: ficou mais de 21 horas sozinho, enquanto os seus companheiros pisavam a superfície lunar.

RIP Michael Collins. 

 

A Professora GSouto

 

24. 07.2009

 

actualizado 28.04.2021

 

 Licença Creative Commons

 

8 comentários

Comentar post