Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Homem na Lua... foi há 40 anos!

 
 
 

 

Chegada à Lua dos primeiros astronautas
 

http://astrogeology.usgs.gov

 

 

Passaram 40 anos e para muitos, esta imagem ainda não parece real! Na Terra, 450 milhões de pessoas seguiram pela televisão aquele acontecimento improvável. 

 

A 20 de Julho de 1969, o astronauta americano Neil Armstrong entrava para a História como o primeiro homem a pisar a Lua! Pois é, e esta semana celebra-se o 40º aniversário da chegada do Homem à Lua!

 

 

 

Neil Armonstrong, Michael Collins, Edward Buzz Aldrin

 

http://thesuperslice.com/

 

Os astronautas Neil Armstrong e Edwin "Buzz" Aldrin foram os dois primeiros homens a pisar na Lua, em 20 de julho de 1969, naquele "pequeno passo para o homem, mas um grande salto para a humanidade", assim se ouviu Armstrong! Seu companheiro Michael Collins permaneceu como piloto no comando da cápsula que os traria de volta à Terra.

 

Para celebrar o aniversário, a Nasa divulgou no seu sitio web vários documentos inéditos: vídeos restaurados da missão Apollo 11, gravações de conversas entre os astronautas nunca ouvidas pelo público, imagens de seis locais de alunagem das missões Apollo captadas pela nova sonda lunar LRO (Lunar Reconnaissance Orbiter), lançada no dia 18 de junho, para preparar a volta dos americanos à Lua até 2020.

 

 

Google doodle 40º aniversário de chegada à Lua

https://lh3.googleusercontent.com/

 

Também Google se associoi a estas celebrações com um doodle que faz referência à chegada do homem à Lua.

 

Os três astronautas foram recebidos esta semana na Casa Branca pelo Presidente Obama que enalteceu o enorme feito para a Humanidade!

 

Nessa noite, teve lugar uma festa que reuniu no "Museu Nacional do Ar e do Espaço", em Washington, cerca de dois mil convidados, entre os quais  constavam a tripulação da "Apollo 11", os demais astronautas de missões "Apollo" e tripulantes das actuais naves espaciais.

 

 

 

John F. Kennedy

www.jfklibrary.org

 

Durante a cerimónia no museu foi conferido o título póstumo de "Embaixador da Prospecção" ao Presidente  John F. Kennedy  que incrementou a conquista humana da fronteira espacial e apressou a prospecção lunar.

 

fonte: EEE/AFP

 

Não deixem de visitar o sítio da NASA e explorar o material que lá poderão encontrar! Uma verdadeira aula viva de ciência e astronomia, neste "Ano Internacional da Astronomia".

 

E imaginem só! Até já foi lançado o vídeo Apollo 11 - Man on the Moon! Só para verem a magia da tecnologia neste iphone...

 

 

 

 

As tecnologias têm sido a maior valia no século XX e XXI para o desenvolvimento da ciência e da educação, claro!

 

 

A Professora GSouto

 

25.07.2009

 Licença Creative Commons

 

8 comentários

Comentar post