Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

E porque há outras crianças

  

 

 

 

Pedra da Lua Editores

 

http://livrariapodoslivros.blogspot.com

 

 

---

"O olhar da criança capta acontecimentos que nenhum adulto se lembraria de relatar."

 

 

A Guerra pelos Olhos das Crianças

Irena Grudzinska-Gross e Jan Tomasz Gross

T radução: Hugo Gomes
Pedra da Lua, 2009
 
 
Em 17 de Setembro de 1939, duas semanas após a invasão da Polónia pela Alemanha, as tropas soviéticas ocuparam a parte leste da Polónia e impuseram de imediato uma nova ordem política e económica
 
(...)
 

Na sequência do ataque alemão à ex-URSS no Verão de 1941, o governo polaco, exilado em Londres, foi autorizado pelo seu novo aliado a formar unidades militares com os deportados polacos e, mais tarde, a transferir cidadãos polacos para campos no Médio Oriente controlados pelos britânicos. Nesses campos as crianças puderam frequentar escolas polacas.

 

As 120 redacções aqui traduzidas foram seleccionadas de entre as composições que os alunos das mesmas escolas escreveram. O que torna estes documentos únicos é a percepção das testemunhas: o olhar das crianças capta acontecimentos que nenhum adulto se lembraria de relatar.

 

Numa linguagem simples e pejada de erros ortográficos e gramaticais, as crianças registaram as suas experiências e as suas conclusões sobre a invasão e ocupação soviética, as deportações para leste e a vida nos campos de trabalho e kolkhozes. 

 

 

Foi perante a repetição de situações destas e tantas outras, mais quotidianas mas nem por isso menos dramáticas que em 1959 a ONU aprovou a Declaração dos Direitos da Criança, no dia 29 de Novembro, que se tornaria oficialmente o Dia Universal das Crianças (embora os diversos países o comemorem em diferentes dias).

 

Contracapa do livro, assim se lê!

 

Pó dos Livros, blogue

 

 

Não poderia deixar de pensar nestas crianças e de vos dar a conhecer  mais um livro que poderão encontrar ou folhear na Feira do Livro até dia 14 Junho.

 

 

A Professora GSouto

03.06.2009

 

 Licença Creative Commons

 

4 comentários

Comentar post