Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Falando de Charles Darwin

 

 

Charles Darwin 

faculty.maryvillecollege.edu

 

Para celebrar os 200 Anos do Nascimento de Charles Robert Darwin, a Fundação Calouste Gulbenkian inaugurou a exposição A Evolução de Darwin.

 

Certamente que vão ver fazer uma visita de estudo à exposição quando vier até ao Porto. E para isso, nada melhor do que conhecer um pouco de Darwin, e alargar conhecimentos sobre o autor.

 

charles-darwin-quote.jpg

 

 

Citação de Charles Darwin

 http://blogs-images.forbes.com/

 

Esta citação do naturalista e estudioso das espécies, já abre caminho para a sua importância na ciência.

 

Ir + longe

 

 

Deixo-vos os títulos de dois livros, contados na primeira pessoa, que vão ajudar a cativar e a desenvolver o vosso imaginário científico juvenil.

 

Estes livros constroem a história da vida de Charles Darwin, naturalista britânico do século XIX que se dedicou ao estudo da evolução através da selecção natural e sexual.

 

 

 

 

Charles Darwin

www.platanoeditora.pt/

 

O primeiro, Chamo-me… Charles Darwin, de Lluís Cugota Mateus, ilustrado por Teresa Martí, da Didáctica Editora, leva-nos através da vida de Darwin como se estivéssemos a ler as suas suas próprias palavras, num diário,  em registo muito privado onde o cientista foi anotando tanto as suas vivências mais caricatas como as mais favoráveis 

 

 

charles-darwin6.png

 

 

Documento de Charles Darwin

www.gulbenkian.pt/

 

É dado um relevo muito especial à viagem no HMS Beagle - navio que levou Charles Darwin nas suas expedições - bem como à construção das diferentes teorias que suportam os seus estudos.

 

 

 

www.wook.pt

 

O segundo título, Darwin e a verdadeira história dos dinossauros, de Luca Novelli, da GATAfunho, tenta esclarecer e contextualizar a vida do naturalista.

 

Ao longo de 18 curtos capítulos, aprendemos como se desenrolou a vida de Charles, desde a infância até aos últimos anos da sua vida em Kent, Inglaterra.

 

É de destacar a forte componente informativa e descritiva da ilustração deste livro, que, com mapas detalhados, esquemas, e até imagens com balões de fala, fazendo lembrar a banda desenhada, tornam esta obra muito completa e apetecível.

 

Sempre que oportunas, são incluídas páginas informativas e no final encontra-se um minucioso “pequeno dicionário darwiniano”.

 

 fonte: o livro infantil

 

Ao mesmo tempo, o grupo de teatro A Barraca põe em cena na Gulbenkian, a peça O Professor de Darwin.

 

" O Professor de Darwin, de Hélder Costa, apresenta ao público o professor John Henslow que teve grande influência na formação do jovem Charles Darwin. A tertúlia que ele organizou na Universidade de Cambridge, berço de brilhantes cientistas e filósofos ingleses e irlandeses do século XIX, foi fundamental para o desenvolvimento da ciência.

 

Paralelamente à importância do trabalho pedagógico na formação dos alunos, a peça debruça-se sobre temas universais como o esclavagismo, racismo e nazismo, e também aborda o debate actual entre ciência e criacionismo.

 

Durante uma hora, o espectáculo utiliza a poesia, a música e o humor para uma comunicação mais directa e lúdica com o público."

 

www.gulbenkian.pt

 

 Não esqueçam! A exposição está a ser um verdadeiro sucesso! Poderão visitá-la até 24 de Maio!

 

E se aproveitassem a pausa de Páscoa para ir até Lisboa? Era só dar um saltito à Gulbenkian...

 

A Professora GSouto

 

10.03.2009

Licença Creative Commons

 

 

15 comentários

Comentar post