Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Manoel de Oliveira... 100 anos!

 

 

 
 
 Manoel de Oliveira
 
 


 

Manoel de Oliveira

 
 
Quer se goste ou não da sua arte, Manoel de Oliveira é um conceituado cineasta português nas comunidades intelectuais mundiais, ligadas à arte cinematográfica e não só.
 
Pois bem! Manoel de Oliveira acaba de celebrar o seu 100º aniversário... a filmar! Já imaginaram?
 
 
Este nome não deve dizer nada à maioria dos meus jovens alunos. Mas Manoel de Oliveira é uma das mais importantes personalidades contemporâneas portuguesas.
 
E os jovens devem conhecer os valores do seu país. Para mais nascido na sua cidade, o Porto.
 
Manoel de Oliveira nasceu no Porto, em 1908, no seio de uma família da alta burguesia nortenha, com origens na pequena fidalguia.
 
 

"Manuel de Oliveira é internacionalmente reconhecido há muito tempo. Penso que é um dos maiores cineastas do século XX. Ele ajudou a projectar Portugal no Mundo, a dar a conhecer a nossa cultura, a nossa história, as nossas gentes."

 

Presidente da República Portuguesa

 

 

Manoel de Oliveira, 2008

 

http://www.festicinehuelva.com/

 

Além de diversos prémios e distinções cinematográficas, no plano oficial, Manoel de Oliveira recebeu em 1982 a Comenda da Ordem de Mérito da República Italiana e, no ano seguinte, foi condecorado Comendador da Ordem de Artes e letras de França.

 

 
Em 1989, recebeu a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique e em 1997 foi distinguido como Grande Oficial de Mérito pela República e do Governo Francês. 
 
 
Recebeu no dia 11 de Dezembro de 2008 a Grã -Cruz da Ordem do Infante Dom Henrique.
 
 
in Público
 
 
É fabuloso ver uma pessoa de 100 anos, a trabalhar, mostrando a sua arte e criatividade. E saber como está  bem consciente, e crítico do seu próprio mérito.
 
 
"Estou muito sensibilizado e emocionado. Não sei se mereço isto. Suponho que não, até porque não é mérito próprio chegar à idade que cheguei. São caprichos da natureza, mas é agradável!"

 

Manoel de Oliveira

 

manoeldeoliveira-angelique.jpg

 

http://www.imdb.com/

 

Terminado mais  um filme Manoel de Oliveira manifestou vontade de rodar "O estranho caso de Angélica" recuperando um projecto dos anos 50, que o realizador gostaria de estrear em Maio de 2009, no Festival de Cannes, em França!

 

Público, (11.12.2008)

 

Sei que o cinema do cineasta será um pouco complexo para a vossa idade, mas ficam pelo menos a conhecer um pouco de um dos mais célebres e galardoados cinestas mundiais. Daqui por poucos anos, vão querer saber mais e ver até algum dos seus filmes.

 

 

A Professora GSouto

 

14.12.2008

 

 

 

 

Licença Creative Commons

22 comentários

Comentar post

Pág. 1/2