Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

'La Promesse' uma escola!

 

 

 

Haiti

 

REUTERS/ Evens St. Felix (HAITI)

 

 

Uma jovem estudante resgastada dos escombros de uma escola qur ruiu em Port-au-Prince, Haiti, espera pacientemente pelas equipas de salvamento.

 

news.yahoo.com

 

tradução livre

 

 

Pelo menos 84 crianças e professores morreram e 150 ficaram feridos nesta sexta-feira no desabamento de uma escola de 700 alunos em um bairro pobre de Pétion-ville, perto de Porto Príncipe, no Haiti. Os socorristas tentavam neste sábado encontrar sobreviventes entre os escombros.

 

 

 


 Foto: Autor não identificado

 http://lcn.canoe.ca

 

 

A escola particular "La Promesse" era frequentada por crianças e adolescentes dos 3 aos 20 anos, a maioria deles procedente de uma favela, e era dirigida por um pastor evangélico. Espremido entre as casas do bairro, o edifício tinha dois andares, e um terceiro estava em construção.

 

Notícias.sapo.pt

 

 


 

AP Photo/Ramon Espinosa

 

news. yahoo.com/photos

 

 

Na escola de La Promesse decorria o tempo de aulas. Certamente que se ouviria o alegre bulício das crianças e adolescentes naquela azáfama comum a todas as escolas.

 

Cadernos e livros folheados com mais ou menos atenção, mãos impacientes, lápis coloridos, vozes que se levantam, para questionar sobre determinado assunto ou apenas para aproveitar a distracção de algum colega mais brincalhão, tudo terminou em curtos instantes. A esperança silenciou professores  e alunos!

 

Esses meninos e jovens, dos 3 aos 20 anos, certamente  nunca ouviram falar de Highl School musical e da sua escola de sonhos. Mas os livros que percorriam avidamente na busca de uma nova palavra, um outro som, uma imagem colorida, representavam todo o universo do maravilhoso que os transportava para bem longe da realidade do seu dia-a-dia.

 

Alunos e professores não compreenderam o gemido daquelas paredes que se desmoronaram, engolindo-os num esgar horrível feito de pó e de escombros.

 

Os livros cairam no silêncio aterrador, abandonados pelos mãos que jamais voltarão a folheá-los!

 

 

A Professora GSouto

 

 

(texto original)

 

 

09.11.2008


 Licença Creative Commons

 

 

 

16 comentários

Comentar post