Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Dia do Professor

 

 

 

Dia Mundial do Professor

 

 O objectivo de toda a Escola é inspirar o amor pelo saber e fazer o jovem saber aprender de per si, desiderato possível como sejam oferecidas escolhas sérias de clara orientação ao futuro profissional dos alunos conquanto o professor não esteja oprimido por programas esgotantes e não deixe de ver ser elevada a sua dignidade social.

 

Exortação ao Professor

 

debateeducação, 05.10.08

 
 

 

Por vezes, questino-me porque sou professora? Poderia ter enverdeado pelo campo da investigação que tanto me alicia também! E foram muitas as propostas... mas, perder o contacto com todos estes adolescentes que comigo se cruzaram, parecia-me difícil!
 
Então, porque ensino? Não é porque a tarefa seja fácil! Bem pelo contrário! É a mais difícil! Não conheço outra tão árdua, stressante, tão exigente!
 
Não ensino por pensar que sei todas as respostas, ou porque tenho uma bagagem cultural que gosto de partilhar, ou um título que preciso mostrar. Não! Ser professora deixou de ser um título! E quanto mais sei... "só sei que nada sei”.
 
Então por que ensino? Ensino porque a profissão de ser professora se baseia na mudança. Mesmo quando o material de trabalho permanece igual, eu mudo, invento, exploro, e o que é mesmo importante, os alunos também mudam! E nós temos que evoluir por eles.
 
Ensino porque gosto da liberdade de poder errar, compreender, reformular as minhas "lições", e porque incentivando os alunos, estimulo a minha própria sede inesgotável de aprender.
 
Ensino porque adoro ler! E se ler é aliciante, incentivar os jovens, na era do digital, para o prazer inconfundível da leitura é um fantástico desafio!
 
Ensino porque gosto de levantar questões que levem os meus alunos a pesquisar para terem suas próprias respostas e me colocar outras questões.
 
Ensino porque gosto de aprender. Na verdade, serei professora enquanto puder aprender.
 
Ensino pelos adolescentes brilhantes que crescem e mudam diante dos meus olhos.
 
Ensino pelo facto de poder sugerir acções, provocar polémicas, fazer perguntas incómodas, condenar tentativas de ocultação da verdade e, principalmente, de poder indicar possíveis caminhos.
 
Ensino porque estando no meio de gente que desabrocha, que se descobre pessoal e profissionalmente, me sinto também desabrochando, redescobrindo-me todos os dias.
 
 
 A Professora GSouto

 

05.10.2008

  

Licença Creative Commons

 

 

34 comentários

Comentar post

Pág. 1/2