Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Solidariedade : Pobreza infantil em Portugal, países da UE e não só !

 

 

 

 

 

 Pobreza infantil na Europa

Parlamento Europeu

 

Uma em cada cinco crianças portuguesas estão em risco de pobreza. Situação abrange menores que vivem em lares onde há desemprego mas também onde há trabalho. Nos países da UE, Portugal aparece em penúltimo lugar, apenas ultrapassado pelo Polónia.

 

Portugal é um dos oito países da União Europeia (UE) onde se registam os níveis mais elevados de pobreza nas crianças, nomeadamente nas que vivem com adultos empregados, segundo um relatório da Comissão Europeia, a que a Lusa teve acesso.

Segundo o relatório conjunto sobre a protecção social e inclusão social, que é apresentado na segunda-feira e deverá ser adoptado no dia 29 pelo Conselho de Ministros do Emprego e Segurança Social, em Portugal há mais de 20 por cento de crianças (uma em cada cinco) expostas ao risco de pobreza.

 

Um relatório da Comissão Europeia aponta Portugal com um dos oito países europeus com maior nível de pobreza infantil.

 

Neste caso, Portugal está em penúltimo lugar e é apenas ultrapassado pela Polónia - ambos com mais de 20 por cento de risco de exposição à pobreza - de uma tabela liderada pela Finlândia e Suécia, com sete por cento de risco.

 

Mas a pobreza infantil também alcança países bem mais desenvolvidos como os Estados Unidos.

 

 

 

 

Pobreza crianças nos Estados Unidos

http://www.occupy.com/

 

Saber +

 

A pobreza infantil tem vindo a aumentar nos países ricos, segundo um estudo do Fundo das Nações Unidas para a Infância ontem divulgado. Em Portugal, a pobreza atinge uma em cada seis crianças.

 

Portugal também faz parte da lista dos países que viram a condição infantil degradar-se desde a década de 90 (a pobreza entre as crianças aumentou 3,2 por cento).

 

Em 17 de 24 países da OCDE para os quais há dados, as taxas de pobreza infantil subiram desde o início dos anos 90. Apenas a Austrália, Noruega, Reino Unido e Estados Unidos apresentam melhorias significativas.

 

 

 

pobreza-alfredo-martirena.jpg

 

 

Pobreza infantil

créditos: Martirena, Alfredo

https://s3.amazonaws.com/

 

 

Ir + longe:

 

Não podemos esquecer estes meninos que, em idades semelhantes, ou até mais pequeninos, estão neste momento a sofrer limitações terríveis em muitos países da OCDE.

 

Como apoiar?

 

 

 

Pobreza infantil no mundo

créditos:  Rahmat Gul/AP

http://inapcache.boston.com/

 

Vamos libertar-nos de muitos objectos - jogos, livros, brinquedos, roupa, alimentação] - que temos a mais lá por casa e entregar a organizações humanitárias?

 

gas-solidario-porto.jpg

 https://www.facebook.com/gasporto/

 

G.A.S. Porto, Grupo de Acção Social do Porto -grupo de voluntariado em que colaboro- desenvolve actividades de acção social na área do Grande Porto.

 

No sentido de dar continuidade a essas actividades e de responder às imensas necessidades das pessoas ainda mais carenciadas, o grupo desenvolve projectos missionários, em Portugal e em Países em Vias de Desenvolvimento, nomeadamente em Moçambique e Timor.

 

 

 

 

 É isso. Vamos todos contribuir para esta campanha de3 luta contra a pobreza infantil em Portugal, Timor e Moçambique?

 

Todos juntos, poderemos pôr um sorriso no rosto de uma criança!

 

A Professora GSouto

 

03.06.2008

 

Licença Creative Commons

 

Referências: IOL.pt/ Agência Financeira

 

 

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.