Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

J. K. Rowling e os direitos de autor: Lexicon

 

 

 

 

 

J.K. Rowling

Louis Lanzano/AP 2008

http://news.yahoo.com/

 

"Se meus fãs forem inundados com o  efeito de livros comerciais - aqui chamados lexicons - eu não estou certa se terei o desejo e a força para continuar" - disse J.K.Rowling que então chamou o H.P. Lexicon de desleixado, preguiçoso e incorrecto.

 

 

 

 

Uma experiência única esta de ouvir J.K. Rowling ler de viva voz! Enfim, tinhamos publicado o primeiro capítulo de Harry Potter e os Talismãs da Morte, mas foi retirado. No entanto, poderão ouvi-la aqui.
 
 
Youtube tem muitos aspectos positivos, e didácticos, como este. Permite-nos tal magia.
 
Mas, voltemos a Harry Potter Lexicon...
 

 

 

 

 
Harry Potter Lexicon

 http://www.hp-lexicon.org/

 

 

A autora da saga Harry Potter, JK Rowling, foi ontem testemunhar em Nova Iorque, Estados Unidos, com o objectivo de impedir a publicação de uma enciclopédia não autorizada sobre o pequeno feiticeiro.

 

Steve Vander Ark escreveu The Harry Potter Lexicon / O Léxico de Harry Potter (em português), uma obra de 400 páginas baseada no site dos fãs.

 

J.K Rowling, a autora da saga de Harry Potter e os estúdios cinematográficos da Warner Bros. processaram a editora RDR Books, que planeava publicar o livro em Novembro passado.

 

 

JKRowling-2008.jpg

 

J.K. Rowling

créditos: Getty Images, 2008

http://www.gettyimages.co.uk/

 

Numa declaração enviada em Fevereiro ao tribunal, Rowling, de 42 anos, disse que "estava frustrada por um fã ter tentado apropriar-se do trabalho para lucro financeiro".

 

J.K. Rowling tem as suas razões já que os Direitos de Autor são para serem respeitados. Mas talvez tivesse sido razoável, se a RDR Books tivesse pedido autorização à autora.

 

Saber +

 

O plágio é punido por lei. Daí eu insistir tanto nas aulas e nas actividades ou trabalhos apresentados, na fontes da informação e crédito de imagens, não aceitando a ausência de citação da autoria de imagens, excertos ou fontes de informação.

 

É uma questão de cidadania! É uma questão de direito!

 

A Professora GSouto

 

15.04.2008

 

 Licença Creative Commons

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.