Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

J. K. Rowling e os direitos de autor

 

 

 

 

Louis Lanzano/AP 2008

http://news.yahoo.com/photos

 

Se meus fãs forem inundados com o efeito de livros comerciais – aqui chamados lexicons – eu não estou certa se terei o desejo e a força para continuar” disse JK Rowling que então chamou o H. P. Lexicon de desleixado, preguiçoso e incorrecto.

 

JK Rowling

 

 

 

 

 

Uma experiência única esta de ouvir J.K. Rowling ler de viva voz! Enfim, tínhamos publicado a autora a ler o primeiro capítulo de Harry Potter e os Talismãs da Morte mas foi retirado. No entanto, poderão ouvi-la aqui

 

O YouTube tem aspectos positivos como este... permitir-nos tal magia!

 

 

 


 http://www.hp-lexicon.org/

 

 

 

A autora da saga Harry Potter, JK Rowling, foi ontem testemunhar em Nova Iorque, nos Estados Unidos, com o objectivo de impedir a publicação de uma enciclopédia não autorizada sobre o pequeno feiticeiro.

 

Steve Vander Ark escreveu The Harry Potter Lexicon (O Léxico de Harry Potter, traduzido à letra), uma obra de 400 páginas baseada no site dos fãs ( www.hp-lexicon.org ).

 

A autora e os estúdios cinematográficos da Warner Bros. processaram a editora RDR Books, que planeava publicar o livro em Novembro passado.

 

Numa declaração enviada em Fevereiro ao tribunal, Rowling, de 42 anos, disse que "estava frustrada por um fã ter tentado apropriar-se do trabalho para lucro financeiro".

 

Reuters / SOL

 

J.K. Rowling tem as suas razões já que os Direitos de Autor são para serem respeitados. Mas talvez tivesse sido razoável, se a RDR Books pedisse autorização à autora.


O plágio é punido por lei... daí eu insistir tanto nas aulas e nas actividades ou trabalhos apresentados, não aceitando a ausência de citação da autoria de imagens, excertos ou fontes de informação.


É uma questão de cidadania! É uma questão de direito!



A Professora GSouto

15.04.2008

 

 

 Licença Creative Commons



 

18 comentários

Comentar post