Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Conversa com um Cientista : José Xavier

 

 

 

Antarctida

créditos: ESA

http://www.esa.int

 

O Ano Polar Internacional teve início em 1 de Março de 2007 (IPY)

 

 

http://www.nap.edu/cover/11013/450

 

"O Ano Polar Internacional está a ser celebrado por investigadores de todo o mundo, com uma quantidade imensa de projectos científicos em algumas mas regiões mais inóspitas do planeta. Biólogos e físicos europeus, em particular, estão a tentar perceber a maneira como o aquecimento global está a afectar os ecossistemas do Ártico."

 

 www.euronews.net

 

 

Portugal associou-se a este evento com Latitude 60 um projecto do Comité Português para o Ano Polar Internacional com o apoio da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica - Ciência Viva, organizado por:

 

  • Centro de Ciências do Mar, Universidade do Algarve
  • Centro de Estudos Geográficos, Universidade de Lisboa
  • Associação de Professores de Geografia

 

O API 2007-08 tem por tema a Educação para o Planeta  no Ano Polar Internacional,  um projecto do Comité Português para o Ano Polar Internacional 2007-08, coordenado por Gonçalo Vieira, José Xavier e Clara Rocha Santos.

 

 
http://international.usgs.gov/ipy/
 
 
A longo do ano lectivo de 2006-2007, os alunos das Turmas de 6º ano C/I desenvolveram múltiplas Actividades nos curriculos de Lingua Portuguesa.

 

Participaram, entre outras actividades propostas pelo API no Concurso Escritor Polar. E o Dinis do 6C obteve uma Menção Honrosa com um texto muito original! Um rap polar " Toda a gente que 'tá no Árctico põe a mão no ar! "

 

Poderás visitar o blogue Geração Polar criado em regime de voluntariado por um grupo de alunos muito empenhados neste projecto!

 

O Geração Polar foi elaborado em horas extracurriculares dos alunos, com a presença e o apoio da Professora (também em horário extracurricular).

 

 

crédtitos : José Xavier

http://cientistapolarjxavier.blogspot.pt/

 

Uma das actividades curriculares prevista era Conversa com um Cientista. Tal não foi possível devido ao excesso de trabalho da equipa do Latitude 60.

 
 

Mas o assunto não ficou esquecido! E agora vamos ter o enorme prazer de ter o biólogo e cientista polar José Xavier na nossa escola muito proximamente! As turmas de 2006 já abandonaram a escola, já que o novo ano lectivo 2007-2008 começou.

 

Informação:

 

Assim, no dia 18 de Outubro pelas 15 horas, no CRE (Centro de Recursos Educativos), vamos estar todos presentes (a comunidade escolar foi convidada) para conversar com o Cientista José Xavier que está a ser preparada com enorme entusiasmo por parte dos alunos das turmas intervenientes neste projecto curricular.

 

Que surpresa fantástica! Lá estaremos muito atentos! E dispostos a paritilhar deste acontecimento tão importante! E original!

 

Afinal, não é todos os dias que podemos conversar com um verdadeiro cientista! Um cientista que regressou há bem pouco tempo de uma campanha em terras polares! Já imaginaste?

 

 

Cientista Polar José Xavier

http://aeiou.visao.pt/
 
 
Convite:
 
 
Fica aqui o convite aos alunos que no ano lectivo 2005-2006 trabalharam no projecto Ano Polar Internacinal (API) de uma forma tão criativa e empenhada, em horas extracurriculares tantas vezes, e aos alunos que continuam a frequentar a Escola ou saíram para estudar em outras escolas.
 

 00040hea

 

 

 

Data

 

Quinta-feira, dia 18 de Outubro, pelas 15 horas, no CRE, temos encontro marcado com o cientista José Xavier!

 

Nota

 

Por motivo de encerramento da Escola, a Conversa com o cientista José Xavier não se efectuará, apesar de este já se encontrar no Porto e ter vindo expressamente de Lisboa para conversar com os alunos! Lamentamos profundamente que a Direcção da Escola não tivesse permitido que os alunos que faziam parte do projecto tivessem acesso à escola. Afinal, quem pode viajar sozinha (não lhe foi dado um professor acompanhante, segundo as normas ME) com duas turmas de 7º ano numa Intercâmbio Escolar com a  escola holandesa Atlas College, Hoorn, também poderia ser responsável por duas turmas dentro da escola.

 

Agradecemos ao cientista José Xavier  a sua disponibilidade como representante de Latitude 60 e apresentámos pessoalmente, en nome dos alunos, e da escola as nossas desculpas.

 

Os alunos ficaram muito penalizados, depois de todo o trabalho desenvolvido.

 

A Professora GSouto

 

13.10.2007

 

Licença Creative Commons



 

33 comentários

Comentar post

Pág. 1/2