Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

3ª Encontro Nacional de Blogs e 1º Encontro Luso-Galaico

 

 

 

00026rq5

 

Feira do Livro de Paris, Março 2006

créditos: Pierre Andrieu/AFP/File

http://news.yahoo.com/

 

Ontem, foi um dia muito especial ! Mas primeiro vejam por que motivo, eu faltei às aulas : Encontro sobre Blogs: 3º Encontro Nacional & 1º Encontro Luso-Galaico que teve lugar na Universidade do Porto. Fui uma das oradoras com o artigo científico O Blog na Educação: Alargamento de aprendizagens.

 

 

É verdade, a professora foi falar do seus blog BlogdosCaloiros: Uma experiência de blogs n o ensino e aprendizagens. Fui falar, é claro do nosso blog e dos bloggers, os caloiros que me acompanham neste projecto de trazer a sala de aula para fora da escola, como prolongamento das aulas de Língua Portuguesa.

 

Falei do orgulho que sinto em trabalher com este pequeno grupo, é certo, mas muito entusiasta! E que me acompanha neste sonho de tirar o ensino das quatro paredes, com horas marcadas, e partir para aventura das tecnologias nos currículos.

 

Eis uma curtíssima passagem do artigo científica:

 

(...) O professor deve apoiar-se nos interesses espontâneos dos alunos e fazer emergir a sua “vontade de saber “ a partir de objectivos culturais e da realidade que os cerca.

 

São as tecnologias que os envolvem? Pois circulemos com eles (alunos) nos espaços e redes virtuais, com sabedoria, mas com muito entusiasmo, construindo os saberes na partilha natural e observada de aprenderes em comunidade de aprendizagens, respeitando mais ainda as capacidades individuais.

 

Aos alunos pertence o mérito de me deixarem voar e de os acompanhar melhor neste projecto BlogdosCaloiros (...)

 

in "Uma experiência : BlogdosCaloiros - Alargamento de Aprendizagens.

 

Foi muito bom falar do meu trabalho, dos meus alunos e provar que é um imenso prazer partilhar com eles, a magia das tecnologias nos currículos de Línguas.

 

Plano de Aula de Substituição:

 

Como não podia deixar de ser, deixei o Plano de Aula de Substituição que consistia: 

 

 

http://www.imdb.com/

 

  • Sessão de Leitura (apoiada na Biblioteca de Turma)
  • Visionamento do filme Forrest Gump (acompanhado de Ficha de Apoio).

 

 

 

http://cdn.shopify.com/

 

E como decorreram as actividades programadas? Vêem? Se não fosse o blog e as tecnologias não poderíamos estar a comunicar?

 

Aproveitem este dia lindo para passear. Eu vou continuar no mesmo sítio ,isto é na Reitoria da Universidade do Porto, no Encontro sobre Web Blogs.

 

E 2ª  feira conto mais... Prometido!

 

A Professora GSouto

 

14.10.2006

 

 Creative Commons License

38 comentários

Comentar post