Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Francisco Adam : dedicado aos meus alunos

 

  

 

Francisco Adam

créditos: TVI

https://tviplayer.iol.pt/

 

   

 A Pedro Miguel e Juan Antonio,

 

Hoje a escola não era a mesma!

 

A alegria não se fazia sentir, os gritos, as vozes, não ecoavam nos corredores, nem na escadaria, como era usual no regresso às aulas, após umas curtas férias.

 

Os rostos mostravam-se mais fechados, alguns pensativos e tristonhos e os sorrisos rareavam. Faltava vivacidade!

 

Ao entrar nas salas, ao atravessar os recintos de lazer, tudo estava demasiado quieto, demasiado parado, sem aquela alegria fogosa e tantas vezes contagiante!

 

 

francisco-adam.jpg

 

 

Francisco Adam

Morangos com Açucar, série juvenil

https://www.imdb.com/

 

Eu sabia! Embora nunca tivesse assistido a um episódio de Morangos com Açucar, não tinha dúvidas que todos os meus alunos, embora muito novinhos, eram fãs fiéis, diários, da série juvenil.

 

Contavam-me pormenores, falavam das personagens, confiavam-me o seu ritual diário, depois da escola. Ver Morangos com Açucar! Era a sua pausa pós-escola. Entendia claramente.

 

E respeitava os seus gostos, tentando compreender o fenómeno que tanto os atraía e empolgava! Extraimos até alguns episódios para tema de debate sobre comportamentos na adolescência.

 

No princípio do ano, prometera ouvir algumas das canções que a Carolina [5 C] me gravou e seleccionou aquela cujo poema me oferecesse um ou outro ponto de motivação para falarmos de Poesia!

 

A promessa  manteve-se. Ouviram-se as canções, os 'moranguitos' cantaram. Vozes estremecidas pela dor da perda do seu 'companheiro' diário, pós horário escolar.

 

 

 

Francisco Adam

© Divulgação

 

Mas a notícia trágica de Francisco Adam - o Dino - que eu desconhecia até ontem, alertou-me de imediato para a necessidade de dar abertura nas aulas de Língua Portuguesa ao diálogo, à expressão dos sentimentos de todos os caloiros do 5C e 5I.

 

A notícia da morte de Francisco Adam, a 16 de abril de 2006, surpreendeu o país. Tinha 22 anos, e na série juvenil  da TVI Morangos com Açúcar, dava corpo à personagem Dino.

 

 

francisco-adam3.jpg

 

 

Homenagem de fãs no local do acidente

Coruche

créditos: Autor não identificado

https://photos1.blogger.com/

 


Foi a 16 de abril de 2006 que o actor Francisco Adam perdeu a vida, vítima de um acidente de viação, deixando milhares de jovens devastados. 

 

Francisco, ao volante de um automóvel, acabou por embater contra uma árvore. Não resistiu aos ferimentos.

 

Centenas de fãs choraram a sua morte, alguns bem mais jovens, como eram ao meus alunos, a quem eu apelidava, carinhosamente, de 'moranguitos'. Têm entre 10 e 12 anos.

 

Estavam tristes, pesarosos, mal conseguiam concentrar-se. Deixei então que exprimissem a sua dor.

 

(...) Morangos com Açucar atingiu um enorme sucesso entre os adolescentes e crianças portuguesas, visível ao nível do seu comportamento (estilos de vestir e penteados), fenómeno conhecido como morangomania. Os ingredientes da história são "sol, praia, desportos radicais, escola, juventude, gente bonita, conflitos, amizade e amor". O enredo anda à volta de quatro irmãos órfãos que saem do Porto e vão viver para Cascais. Pipo, Ricardo Moura Bastos, Joana, Catarina, Rui e Rafa são algumas das personagens centrais da telenovela. Além dos estudantes, outros núcleos de personagens são crianças, pais e professores. (...)

in blog Industrias Culturais

 

Mais tarde os DZR'T escreveram uma música de homenagem no 2º álbum. A canção "Imagina Comigo."

 

Tal como aconteceu nos dias em Pedro Miguel, 13 anos, e Juan Antonio, 17 anos. As escolas, naqueles dias, perderam a alegria. O luto entrou en nós. Infelizmente, os três adolescentes tiveram em comum perder a vida em acidentes de viação.

 

Dedicado a três jovens, sem dúvida, especiais, Francisco Adam que conheci pelos testemunhos dos meus alunos, Pedro Miguel e Juan Antonio, jovens que deixaram uma marca indelével na vida dos que os rodearam.

 

Os dois últimos, meus alunos em escolas diferentes. Pedro Miguel numa escola do Ensino Secundário, Juan Antonio numa escola Profissional de Música, marcaram para sempre a minha vida de Professora.

 

Que possam estar em paz no novo mundo para onde foram chamados. Tão jovens!

 

Com um carinho muito especial também por todos os que se cruzam comigo no dia-a-dia.

 

Mas sobretudo para os meus 'Moranguitos' a quem hoje prometi publicar um post sobre Francisco Adam, ao ver as lágrimas que corriam, enquanto me falavam da personagem que Francisco Adam interpretava. O Dino.

 

 

 

 

Mas "Dino" não foi esquecido. Neste sábado, 16 Abril 2016, dia em que se assinala uma década do seu desaparecimento, o seu nome está nas "trends" da rede social Twitter.

 

"Não acredito que já passaram dez anos", lê-se em vários comentários.

 

Agora, passaram 17 anos desde o trágico acidente acabou por marcar o país inteiro, o actor  Francisco Adam continua a ser recordado com saudade pela geração “Morangos”, mas principalmente pelos colegas e amigos que contracenaram com ele. Agora que uma série de Morangos com Açucar vai regressar...

 

 A Professora GSouto

 

18.04.2006

 

actualizado 31 Novembro 2023

 

Licença Creative Commons

 

25 comentários

Comentar post