Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Grace Hopper: cientista de computação que inventou o bug

 

 

grace-hoper5.jpg

 

 

Grace Murray Hopper

créditos: The Computer History Museum

https://news.yale.edu/

 

 

Grace Murray Hopper é hoje celebrada pelo motor de pesquisa Google com um doodle animado, precisamente no dia em que se assinala o 107º aniversário do seu nascimento. 

 

 

 

 

Google Doodle 107º Aniversário Grace Hopper

https://www.google.com/doodles/

 

 

Saber +

 

Grace Murray Hopper nasceu em Nova Iorque a 9 de dezembro de 1906. Desde criança que Grace demonstrava grande curiosidade em perceber como funcionavam os sistemas.

 

Aos 7 anos, desmontou um despertador para o perceber. Não conseguiu, pelo que teve de desmontar mais seis despertadores, até que a mãe descobriu o ‘problema’.

 

A analista de sistemas da Marinha norte-americana criou a programação Flow-Matic e a linguagem que aproximou a máquina do Homem. É pois a Grace Hopper que se deve a expressão que hoje utilizamos: o “bug” (insecto), usado para designar uma falha num código-fonte.

 

A programação Flow-Matic deu origem à criação do COBOL (COmmon Business Oriented Language) que abriu horizontes nessa área. Grace Hopper, a almirante norte-americana criou assim a programação de computadores que mais se aproximou da linguagem humana.

 

O COBOL resultou, no entanto, do trabalho de uma grande equipa criada pelo Pentágono, onde a analista de sistemas da Marinha norte-americana, hoje lembrada com um google doodle se emcontrava incluida.

 

 

 

 

Grace Hopper

http://rack.1.mshcdn.com/

 

A homenageada de hoje da Google viu por diversas vezes reconhecido o seu trabalho na programação. Em 1998, um navio da Marinha foi baptizado com o seu nome: o contratorpedeiro US Hopper.

 

O termo "bug" resultou de um episódio que ocorreu quando Grace Murray Hopper tentava corrigir um problema no código do seu computador. Ela descobriu um insecto morto no interior da máquina. Esse insecto não era a razão da falha, mas inspirou-a para designar uma falha de sistema.

 

U.S.A. Comandeante da Marinha Grace Murray Hopper, especialista de renome em ciência de computação dando uma aula de programação COBOL (1959-1965).

 

 

 

 

Grace Hopper a dar uma aula de programação

créditos: SWe Archives Walter P. Reurher Library

https://reuther.wayne.edu/

 

U.S.A. Comandeante da Marinha Grace Murray Hopper, especialista de renome em ciência de computação dando uma aula de programação COBOL (1959-1965).

 

 

 

Grace Murray Hopper

 https://www.famousscientists.org/

 

Ir + longe:

 

Grace Hopper estudou na Hartridge School, em Plainfield, Nova Jérsia, mas aos 16 anos, as baixas notas em Latim impediram-lhe o acesso ao Vasser College. 

 

Concluiu então o bacharelato em 1928, em Matemática e Física, dois anos antes de concluir o mestrado na Universidade de Yale.

 

Em 1943, Grace foi empossada na Marinha dos Estados Unidos. Formou-se em 1944 na primeira da turma e integrou, como tenente júnior, o Bureau of Ships Computation Project, da Universidade de Harvard.

 

Tentou transferir-se para a Marinha, no fim da guerra, mas a sua idade (38 anos) impediu-a. Permaneceu na Reserva da Marinha e no Laboratório de Computação de Harvard até 1949, recusando uma cátedra em Vassar para trabalhar como investigadora da Marinha. Em 1954, Grace Hopper é nomeada a primeira directora de programação automática.

 

Grace Murray Hopper viria a morrer no Condado de Arlington, a 1 de Janeiro de 1992. Recebeu postumamente a Medalha da Liberdade concedida pelo Presidente Obama. 

 

  

 

 

 Grace Hopper

créditos: Harvard University

http://sites.harvard.edu/

 

 Actualização:

 

A Universidade de Yale tem agora o nome de Grace Murray Hopper, em honra da alumnus (antiga aluna) e cientista de computação que serviu a Marinha dos Estados Unidos como Almirante. Grace Hopper foi agraciada postumamente pelo Presidente Obama, em Novembro 2016, com a Medalha Presidencial da Liberdade.

 

 

Grace Hopper

credits: Charis Stevis

https://www.kidscodecs.com/grace-hopper/ 

 

 Informação: Semana do Código

 

E é precisamente hoje que se inicia a Computer Science Education Week (Dez. 9 - 15, 2013) nos Estados Unidos, semana que tem por objectivo chamar a atenção para a introdução da computação nos currículos escolares.

 

 

Europe Code Week 2013

 
 

Também a Europe Code Week decorreu em quase todos os países europeus de 25-30 Novembro último com uma enorme adesão por parte das escolas.

 

A tecnologia está moldando vidas dos jovens, trazendo ideias criativas para o dia-a-dia. Construir coisas que vos dão prazer e poswm trazer alegria para os outros.

 

"Nunca foi mais fácil criar uma aplicação (app), construir o seu próprio robô, ou inventar carros voadores, porque não! Não é um caminho fácil, mas é uma viagem cheia de desafios criativos, uma comunidade de apoio, e toneladas de diversão."

 

Actividades:

 

É cada vez mais importante introduzir o ensino e aprendizagem de programação num mundo tão 'digital'!

 

E as adolescentes não devem pensar que isto é só para os rapazes.As Tecnologias, bem como Ciências e Matemáticas, (STEM) precisam de estudantes no feminino. 

 

A Professora GSouto

 

09.12.2013

 

Actualizado 12.02.2017

 

 Licença Creative Commons