Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Garfield já tem 35 anos ?

 

 

 

Pois imaginem! Uma da minhas personagens favoritas de banda desenhada faz hoje 35 anos! Garfield! Nem dá para crer! Vamos lá ver se ganha juízo!

 

Garfield foi criado por Jim Davis em 1978. Foi recorde  do Guiness, por ser a banda desenhada mais publicada em jornais de todo o mundo, tendo ultrapassado, na altura, as 2.580 publicações.

 

Jim Davis, cartonista norte-americano, cresceu numa quinta em FairmountIndiana (EUA) rodeado  de mais de 20 gatos, e desde cedo mostrou que tinha jeito para desenhar. As primeiras tiras de BD que publicou, "Gnorm Gnat", baseavam-se em  todo o tipo de insectos, mas não tiveram muito sucesso.

 

Foi preciso recuar à sua infância, e aos tempos em que conviveu com tantos gatos em casa, para descobrir a fonte de inspiração que o tornou mundialmente conhecido. E hoje famoso.

 

Desenhou um gato laranja, gordo e resmungão, que adora dormir, como personagem para histórias protagonizadas pelo dono, Jon Arbuckle. Mas depressa Garfield ganhou protagonismo e passou a estrela das tiras diárias.

 

Baptizado com um dos nomes do avô do cartonista - James Garfield Davis - Garfield começou por aparecer em jornais norte-americanos, e rapidamente passou à imprensa estrangeira.

 

 

 

http://upload.wikimedia.org/

 

A par da banda desenhada, Jim Davis viu crescer todo um império em torno da sua personagem, facilmente identificável e compreendida em diferentes  línguas e culturas. Foi o produtor da série televisiva de grande sucesso, Garfield & Friends.

 

Séries televisivas, filmes, telefilmes, jogos de computador e dezenas de produtos (canecas, cartazes, cadernos, peluches) foram criados com a marca do gato.

 

Garfield foi ainda usado em publicidade de marcas bem conhecidas.

 

 

 

 
 
Bem, como a maior parte dos alunos já está em férias, começamos a publicar temas mais lúdicos, de modo a aliviar o stresse de um ano lectivo. Não quer isto dizer que não possam aprender ou relembrar algo de interessante.
 
Ler banda desenhada pode ser uma divertida opção para actividade de lazer em férias... entre outras leituras.

 

Para os que estão a prestar provas de exame de 12º ano, aproveitem para descontrair vindo até aqui ler alguns assuntos mais leves mas sempre de interesse geral.

 

A cultura social digital é uma mais valia .

 

 A Professsora GSouto

 

19.06.2013

 

Licença Creative Commons