Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Dia da Criança na Casa da Música : Pedro e o Lobo, um conto musical narrado de Sergey Prokofiev !

 

 

 

pedro-e-o-lobo-prokofiev.jpeg

 

 Pedro e o Lobo

Ilustração: Renato Moriconi

https://www.instagram.com/

 

Desta vez, o meu post é dedicado aos mais novos. Pedro e o Lobo é uma história infanto-juvenil contada através da música. Foi composta por Sergei Prokofiev em 1936, com o objectivo pedagógico de mostrar às crianças e jovens as sonoridades dos diversos instrumentos de uma orquestra.

 

Google Doodle:

 

 

 

Google Doodle 120º Aniversário de Sergey Prokofiev, 2011

https://www.google.com/doodles/

 

As brilhantes composições de Sergei Prokofiev são numerosas e variadas, mas Pedro e o Lobo é definitivamente a mais evocativa e encantadora. Ouvi muitas adaptações dessa famosa obra, incluindo edições lidas por Sting, David Bowie e Basil Rathbone. Também assisti ao filme de animação stop-motion vencedor do Oscar de 2006, que também me inspirou.

 

doodler: Sophia Foster-Dimino

 

Saber +

 


 

 

Cada personagem da história - Pedro, o lobo, o avô, o passarinho, o pato ou pata, em algumas versões, o gato e os caçadores - é representada por um instrumento musical diferente.

 

A Casa da Música vai apresentar neste Dia da Criança um concerto narrrado pela apresentadora Catarina Furtado e pelo actor João Reis acompanhando a Orquestra Sinfónica do Porto da Casa da Música.

 

O concerto que tem por título Pedro e o Lobo e outras Fábulas vai tocar esta peça precedida pela Abertura Pinocchio de Ernst Toch, Contos Fantásticos de Luís Tinoco e O Caminho para o Castelo Yonder, de Higglety Pigglety Pop consuzido por Oliver Knussen.

 

 

 

 

Um boneco que cada vez que mente lhe cresce o nariz, um menino que fez amizade com um dinossauro indisposto, um rapaz que não obedeceu ao avô e se meteu em grandes sarilhos com um lobo malvado, uma conversa entre os pingos da chuva e uma estrada mágica...

 

Todas estas aventuras são musicalmente ilustradas e narradas com música o que as torna ainda mais aliciantes, neste concerto que celebra o Dia da Criança.

 

Acredita que vale a pena! E lembra quantas crianças não têm acesso à música! Não podes perder esta linda oportunidade.

 

Nota: Pedro e o Lobo, CD

 

pedro-e-o-lobo-prokofiev-cd.jpg

 

Pedro e o Lobo

Sergei Prokofiev

orquestra Gulbenkian

Joana Carneiro, maestrina

Catarina Furtado, narradora

https://www.fnac.pt/

 

 

CD

A maestrina Joana Carneiro dirige a Orquestra Gulbenkian no mais recente registo deste agrupamento, em que Catarina Furtado dá voz à narração da história de Pedro e o Lobo, de Sergei Prokofiev e do Guia da Orquestra para Jovens, de Benjamin Britten.

Trata-se de um CD dedicado aos mais novos (mas também para toda a família), em que se associa à fruição musical proriamente dita a vertente pedagógica que as obras contêm, chamando à atenção para o !reconhecimento das sonoridades dos vários instrumentos da orquestra,"

 

A não perder! 

 

Bom Dia da Música para todos!

 

A Professora GSouto

 

01.06.2015

actualizado 16.05.2022

 

Licença Creative Commons

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.