Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Dia Internacional dos Museus

 

 

 

http://network.icom.museum/

 

Celebra-se hoje, dia 18 Maio, o Dia Internacional dos Museus. Comemorado um pouco por todo o mundo, o Dia Internacional dos Museus está de volta.

 

Dia Internacional dos Museus é um acontecimento de grande tradição no mundo dos museus  e data de 1977, por proposta do ICOM O Conselho Internacional dos Museus (ICOM) criou este dia para sensibilizar o grande público sobre a importância dos espaços museológicos no desenvolvimento da sociedade.

 
Da América à Oceania passando pela Europa, Ásia e África, o Dia  Internacional dos Museus é um momento único para a comunidade dos museus a nivel mundial. Este ano, participam perto de 33 000 museus de 129 países.
 
O tema 2013 é: 

 

Museus (memória + criatividade) = progresso social

 

Optimista, este tema em forma de equação reune de maneira dinâmica diferentes conceitos essenciais para definir o que é hoje um museu, sublinhando a natureza universal destas instituições  e a influência positiva que exercem na sociedade. Resume o grande afastamento que os museus têm, por vezes, e alerta para a sua vocação de contribuir para o desenvolvimento e a união da comunidade.

 

 


 

http://www.museumaritimo.cm-ilhavo.pt/

 

Então, hoje,  há toda uma panóplia de actividades que vão dinamizar os espaços dos diversos museus portugueses. À semelhança de edições anteriores, concertos, filmes, exposições, ateliês para crianças, visitas guiadas ou palestras serão algumas das propostas. Por exemplo, o Museu Marítimo de Ílhavo que me chamou à atenção pela modernidade do seu espaço, apresenta uma série de actividades bastante interessantes.

 

 

 Museu Marítimo de Ílhavo

http://www.patrimoniocultural.gov.pt/

 

A celebração do Dia Internacional dos Museus junta-se à iniciativa Noite Eurpeia dos Museus, proposta em 2005 pelo Ministério da Cultura e da Comunicação de França, mas que o ICOM patrocina desde 2011. Engloba actividades especiais que decorrem em horário nocturno.

 

Para saberes que espaços podes visitar neste Dia Internacional dos Museus basta consultar AQUI o programa. Mas vale a pena passar pelas páginas da Noite Europeia dos Museus e do Dia Internacional dos Museus no Facebook para ficares com uma visão cultural do que se passa mo mundo neste dia e nesta noite de 18 Maio dedicados aos Museus.

 

Sei que em Portugal não há uma grande tradição de noites nos Museus. Mas seria interessante começar a partilhar deste conceito que poderá proporcionar uma diferente noção de cultura.

 

Votos de um excelente fim-de-semana no Museu mais perto de ti!

 

A Professora GSouto

 

18.05.2013

 

Licença Creative Commons

 

2 comentários

Comentar post