Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Dia da Mãe : vamos acarinhar as mães !

 

 

dia-mae-2013.jpg

 

créditos. Autor não identificado

via Google Imagens

 

 

 

 

Google Doodle Dia da Mãe

https://www.google.com/doodles

 

Google Doodle:

 

E hoje é um grande dia! Dia das Mães! Google celebra este dia com um brilhante e colorido Doodle representando um pouco como o Dia da Mãe é comemorado no nosso pais. Um doodle ternurento mais virado para os mais pequenos, mas muito carinhoso.

 

O Dia da Mãe é celebrado em muitos países, mas em dias e meses diferentes. 

 

Saber +

 

Esta celebração vem da Grécia Antiga ligada às comemorações primaveris, em honra de Rhea, mulher de Cronos e Mãe dos Deuses.

 

Em Roma, as festas do Dia da Mãe eram dedicadas a Cybele, a Mãe dos Deuses romanos, e as cerimónias em sua homenagem começaram por volta de 250 anos antes do nascimento de Cristo. Também em Roma esteve associado ao festival de Hilaria 

 

Nas civilizações mais modernas, remonta ao século XVII. No Reino Unido celebra-se o Dia da Mãe no 4º domingo de Quaresma, “Domingo da Mãe”, que homenageia todas as mães inglesas.

 

 

Anna Jarvis

https://appalachiatoday.files.wordpress.com/

 

Ir + longe:

 

Já no século XX, mais precisamente em 1908, quando Anna Jarvis, perdeu sua mãe ficou muito triste. As suas amigas decidiram então organizar uma festa em memória de sua mãe e Anna quis que a festa fosse festejada para todas as mães, vivas ou mortas. Aí começou a sua campanha para que o Dia da Mãe passasse a ser reconhecido oficialmente.

 

E m 1914, a data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson e passou e ser celebrada no primeiro domingo de Maio. Desde aí, muitos países em todo o mundo celebram o Dia da Mãe.

 

Se quiseres conhecer o calendário da celebração do Dia da Mãe, é só consultar a wikipédia.

 

 

via Google Imagens

 

É um dia muito especial para todas as mães, avós, tias, e todas a mulheres do mundo que se sentem mais acarinhadas neste dia especialmente dedicado às mães.

 

Para todas, só posso deixar votos de um Dia muito feliz junto dos filhos e netos.

 

Curiosidades:

 

Muitos foram os poetas, escritores e homens de estado que escreverem textos dedicados a suas mães. É só fazeres uma pesquisa.

 

Deixo entretanto um texto de José Luís Peixoto dedicado a sua mães. 

 

(...)

pelas palavras que nunca disse,pelos gestos que me pediste 

tanto e eu nunca fui capaz de fazer, quero pedir-te

desculpa, mãe, e sei que pedir desculpa não é suficiente. 

 

às vezes, quero dizer-te tantas coisas que não consigo,

a fotografiaem que estou ao teu colo é a fotografia

mais bonita que tenho, gosto de quando estás feliz. 

 

lê isto: mãe, amo-te. (...)

 

José Luís Peixoto, Palavras para minha Mãe,

in  A Casa, a Escuridão, Poesia, 2002

 

Não é a primeira vez que publico este poema. Há outros muito belos, mas bem mais tristes. Miguel Torga, Eugénio de Andrade, Fernando Pessoa e tantos outros.

 

Mas prefiro celebrar a Mãe con alegria.

 

Feliz Dia da Mãe!

 

A Professora GSouto

 

05.05.2013

 

Licença Creative Commons