Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor 2013

 

 

 

Cartaz: Gémeo Luís

http://dglab.gov.pt/

 

E  cá volto eu aos livros! Desta vez, para relembrar o Dia Mundial do Livro. Tal como já sabemos o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor é comemorado a 23 Abril, desde 1996, por decisão da UNESCO.

 

Trata-se de uma data simbólica para a literatura, já que, segundo os vários calendários, neste dia desapareceram importantes escritores como Cervantes e Shakespeare.

 

Como tem sido habitual, a DGLB associa-se a este dia promovendo a edição de um cartaz de autoria de Gémeo Luís, e solicitando às Bibliotecas Municipais que se tornem parceiras no desenvolvimento de alguns projectos.

 

Também a Área Metropolitana do Porto (AMP) assinala, com actividades desenvolvidas pelos vários municípios, o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor.

 

Destaque-se a realização da actividade “Vem conhecer a minha biblioteca…”, que consistirá na leitura e transmissão de contos em simultâneo, pelas 10h30, nas bibliotecas aderentes ao projecto, conforme o itinerário estipulado, em anexo, a fim de proporcionar experiências diferentes aos seus públicos e a partilha de experiências.

 

Uma ideia a aplaudir, já que poderá levar muitos jovens das escolas a conhecer as bibliotecas locais e a parilhar o gosto pelos livros.

 

Mas também a Biblioteca Almeida Garrett, no Porto, se associa ao evento com a iniciativa Troque, isto é, convida as pessoas a trocar directamente livros em bancas implantadas num conjunto de espaços culturais municipais, em diversas iniciativas de animação da cidade, tais como Casa Museu Guerra Junqueiro, Museu Romântico, Museu do Vinho do Porto, Casa do Infante, Estações de metro, Fleamarket, PortoBelo, Feiras Francas e Mercadinho dos Clérigos.

 

 

dia-livro-autor2013-biblioteca-almgarrett.jpg

 

 

Biblioteca Municipal Almeida Garrett | Porto

https://bmp.cm-porto.pt/bmag

 

Bom! Só uma pequena nota. É lamentável em plena era digital que a Biblioteca Municipal de Almeida Garrett não tenha um site próprio.

 

E quanto a livros? Que poderei seleccionar para este dia em especial? Hum! Desta vez deixo um livro para os rapazes. Verdade! Muitas vezes esquecidos. Para além dos livro de aventura, ciência e história, nem sempre se pensa na literatura juvenil para adolescentes no masculino... que também pode ser lido pelas adolescentes.

 

Então aqui fica! 13 de Pedro Strecht. Sim, o título é mesmo 13. Aqui fica a sinopse:

 

 

 

13

Pedro Strecht

https://www.wook.pt/

 

Sinopse

 

"Há um rapaz de 13 anos na transição da infância para a adolescência. Há um mundo que se reaprende constantemente a olhar e a pensar. Há as férias de verão, sempre tão especiais nessas idades. Há desejo, esperança e expectativa. Há também medo, angústia e muitos sentimentos contraditórios. Há pais que estão ausentes, mais envolvidos nos seus próprios problemas do que disponíveis para cuidar do filho. Há avós que os substituem. Há a necessidade de ser amado. Há, também, a vontade de amar. Há música, como elo de comunicação entre a vida e amorte. Há a vida, a morte e a procura de um sentido para ambas. Há a memória dos afectos. Há o que aconteceu antes, o que se passa agora e o futuro que ninguém sabe o que trará. Há, por fim, o que as palavras não dizem sobre essa aventura que é crescer."

 

E para os mais crescidos? Que tal um livro de autor estrangeiro? Deixa cá ver...

 

 


 

Beat Girl

Jasmina Kallay

https://www.fnac.pt/

 

 

Beat Girl de Jasmina Kallay. Querem ler a sinopse?

 

Sinopse :

 

"A música era tudo para Heather e agora que a mãe desaparecera, onde ficaria o seu sonho de poder estudar na famosa Juliard e tornar-se pianista clássica?

Beat Girl segue a jornada de Heat através de um mundo novo que ela irá descobrir com Toby, o rapaz que a inicia nas complexas exigências da profissão de DJ, nos meios underground da dance music e das raves, onde ela reaprende a alegria e o amor, até à encruzilhada em que terá de descobrir quem realmente é, para poder fazer as suas escolhas."

 

Hum! Que tal? Prometedores, não acham?

 

Espero que gostem destas novas propostas de leitura! E já sabem! Nada substitui o prazer de ler um livro ou um e-livro.

 

Boas leituras!

 

A Professora GSouto

 

22.04.2013

 

Licença Creative Commons

 

 

2 comentários

Comentar post