Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Tradições de Páscoa ? Muitas !

 
 
 

pascoa-ovos.jpg

 
Ovos de chocolate
Ovos de chocolate | Tradições Páscoa
 
 
A Páscoa aí está! Já de férias, todos se preparam para saborear as tradcionais doçarias da época: ovos de chocolate, amêndoas, pão-de-ló e o tradicional folar.
 
Tal como o bolo-rei, também o folar se tem modernizado e aparece agora nas pastelarias com sabor a chocolate.
 
Os chocolateiros portugueses são dos mais conceituados, fazendo frente aos chocolateiros franceses, belgas ou suiços. Basta is à Festa do Chocolate de Óbidos para deixamos de ter dúvidas.
 
 
Saber +
 
 
Bom, mas falemos da Páscoa. Já sabemos a origem da palavra Páscoa, a tradição da celebração desta festa que se comemora em todo o mundo, com significados diferentes.
 
 
Sabemos a origem dos ovos de Páscoa. E sabemos também que os países anglo-saxónicos têm uma cultura muito própria. A de esconder ovos pintados (ou de chocolate) pelos jardins para que as crianças os possam encontrar. Uma verdadeira alegria para os mais novos.
 
 
Mas a tradição portuguesa da doçaria desta época do ano é algo diferente. Ouvimos falar do folar que passamos a encontrar em todas as pastelarias.

 

 

 
Folar, bolo tradicional português de Páscoa
 
 
Ir + longe: Folar de Pãscoa
 
 
Segundo os mais velhos, antigamente, apenas se comia folar na Páscoa, bem como as amêndoas, nas suas variedades regionais.
 
 
A expressão 'Amêndoas' tinha a conotação de 'presentes' que se trocavam nesta época. Tal como o folar. Para muitos, 'Folar', era o presente que os padrinhos e madrinhas davam aos seus afilhados na Páscoa.
 
 
 

 

Folar com carnes de Trás-os-Montes

http://images.vidaativa.pt/

 

 
Mas folar, em termos de doce ou iguaria de Páscoa é genericamente uma massa de trigo, com ovos, doce ou salgado.
 
 
Em Trás-os-Montes, o 'folar' é salgado e tem recheio de carnes. Em outras regiões, encontramos os 'folares doces', particularmente no Alentejo  e Algarve, muitas vezes com ovos inteiros na cobertura que cozem em simultâneo.
 
 
Os folares salgados (origem transmontana) e os folares doces (origem algarvia e alentejana) encontram-se agora por todo o país, à venda nas pastelarias, embora a maioria se cinja ao folar pão doce com ovos.
 
 
 

 

Amêndoas de Páscoa

http://www.maimagazine.net/

 
 
Tradições Europa
 
 
A tradição de doces nesta época não é exclusiva de Portugal. Um pouco por toda a Europa, e não só, se celebra a Páscoa com festas de família.
 
 
Por exemplo, na Alemanha faz-se um bolo em forma de cordeiro, e uma 'coroa' de Páscoa de massa de bolo com amêndoas e chocolate e depois é enfeitada com ovos coloridos.
 
 
Em Espanha, as famosas Tortas de Páscoa. Em Itália, os Aros de Páscoa. E em França, os célebres 'Oeufs au chocolat'.
 
 
 

 

Rebuçados Senhor dos Passos

https://saberescruzados.files.wordpress.com/

 
 
Bom, mas voltemos a Portugal. E imaginem que esta semana fiquei a conhecer os rebuçados do Senhor dos Passos! É verdade! Eu que adoro a cidade de Viana do Castelo, e vou lá tantas vezes, nunca tinha ouvido falar destes rebuçados. E conheço bem a tradicional pastelaria que os fabrica. Quem não conhece?

 

Mas vejamos então o vídeo que fala dos 'Rebuçados do Senhor dos Passos, da confeitaria mais tradicional e antiga de Viana do Castelo:

 

 
 
 
 
 
 
Vêem como não estava a brincar? Pois é, os 'rebuçados do Senhor dos Passos' existem mesmo. Sempre a aprender! E é bom partilhar estas tradições antes que se percam com a mundialização.
 
Eu sou a favor da multiculturalidade! Mas cada país deveria preservar as suas tradições, partilhando-as sim com outros países, a nível mundial. Numa troca de saberes. Não acham?
 
 
Então, se forem passar a Páscoa ao Alto Minho, não se esqueçam de passar por Viana do Castelo, e dar um saltito até à pastelaria, quanto mais não seja, para ficarem a conhecer os rebuçados 'Senhor dos Passos' agora dvulgados. Depois digam se gostaram!
 
 

Então, para todos, uma Páscoa feliz, com a família, e com amigos. Comam ovos ou amêndoas de chocolate! Mas essencialmente repartam! Não esqueçam aqueles que não poderão comprar doces ou amêndoas, tanto no nosso país como em muitos outros paises.

 

Boa Páscoa! E claro! Excelentes férias!

 

A Professora GSouto
 
 
27.03.2013

 


Licença Creative Commons