Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Dia Mundial de Luta contra a Sida

 

 

 

  

http://www.unaids.org/

 

 Hoje, dia 1 de Dezembro é o Dia Mundial de Luta contra a Sida. Este ano, o tema é "Getting to Zero: Zero de novos infectados com HIV, Zero discriminação, Zero mortes relacionadas com SIDA

 

Este dia visa alertar as populações para a necessidade de prevenção e de precaução contra o vírus da SIDA. Este vírus ataca o sistema sanguíneo e o sistema imunológico do doente.

 

 

http://www.un.org/

 

 

Saber +

 

A data tem ainda como objectivo lembrar todas as vítimas que morreram ou estão infectadas com o vírus HIV.

 

A SIDA ou VIH (Vírus da Imunodeficiência Humana) foi descoberta em 1981 e já matou mais de 30 milhões de pessoas em todo o mundo. 

 

Pelo menos 2,5 milhões de pessoas contraíram o VIH em 2011, ano em que se calcula que viviam, em todo o mundo, 34 milhões de pessoas infectadas. Destas pessoas, 23,5 milhões estão na África sub-sariana, cinco milhões na Ásia, 1,4 milhões na América Latina, 1,4 milhões na América do Norte, 900 mil na Europa, 300 mil no Médio Oriente e África setentrional, 230 mil no Caribe e 53 mil na Oceânia.

 

Os números são da agência das Nações Unidas para a Sida (ONU/AIDS).

 

 

 

 

UNESCO 

https://www.facebook.com/unesco/

 

Ir + longe:

 

A África sub-sariana continua a ser a região mais afectada do mundo, com um em cada 20 adultos infectados com o VIH, o que representa 69 por cento da população mundial que vive com o vírus.

 

As infecções na Europa de Leste e na Ásia Central também começaram a aumentar desde meados da década de 2000.

 

Segundo o relatório, Moçambique, África do Sul, Jamaica, Quénia, México, Serra Leoa, Níger ou Tailândia são alguns dos países com comportamentos positivos.

 

Em sentido oposto surgem Bangladesh, Geórgia, Guiné-Bissau, Indonésia, Cazaquistão, Quirguistão, Filipinas, Moldávia e Sri Lanka aumentaram em pelo menos 25 por cento o número de novas infecções.

 

 

 

 

 

Esta é a mensagem de Bill Gates fala-nos da importância do Dia Mundial contra a SIDA como sendo uma oportunidade de todos os países se unirem para lutar contra o vírus HIV, e todas as pessoas se unirem para apoiar os que estão infectados com o vírus, lembrando ao mesmo tempo, todos os que já morreram.

 

A educação é o melhor caminho para a erradicação da SIDA. 

 

 

 

 

Actividades: 

 

  • Alunos:

 

Se pretendes informação e até apresentar um trabalho sobre o vírus da Sida, podes consultar os seguintes sítios web:

 

Word Aids Day 2012 | UN

http://www.un.org/en/events/aidsday/

EDUCAIDS

http://www.unesco.org/new/en/hiv-and-aids/our-priorities-in-hiv/educaids/

 

  • Professores:

 

A UNESCO dispõe de vários recursos a serem consultados aqui. Em Portugal, o Programa Nacional para a Infecção do VíH/SIDA aqui

 

 

 

 

Para todos, um bom trabalho! E não esqueçam o lema:

 

"Não se deixe infectar pela dúvida. Informe-se."

 

A Professora GSouto

 

01.12.2012

 

Licença Creative Commons

 

2 comentários

Comentar post