Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Dia Internacional da Biblioteca Escolar : Os Ciganos, obra póstuma de Sophia Andresen

 

 

dia-biodiversd2012.jpg

 

 

Dia Internacional das Bibliotecas Escolares 2012

http://www.rbe.mec.pt/

 

 

" Os livros pertencem aos leitores"

 

John Green

 

Hoje é de novo um dia muito especial! É o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares. A partir de 2007, o IALS passou a denominar "Mês Internacional da Biblioteca Escolar" para permitir aos responsáveis pelas Bibliotecas Escolares, em todo o mundo, escolher um dia, em Outubro, que melhor se adeque à sua comunidade escolar, de modo a celebrar a importância das bibliotecas nas escolas.

 

O Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares decidiu declarar o dia 22 de Outubro como o Dia das Bibliotecas Escolares, permitindo assim que as escolas preparem atempadamente as actividades específicas a realizar nesse dia, independentemente das acções que possam levar a efeito noutros dias do mês.

 

 

mesbibliotecaescolar2103.jpg

 

Mês Internacional da Biblioteca Escolar

http://www.iasl-online.org/

 

 

Tema 2012:

 

Para celebrar esta data, a IASL propôs como tema:

 

"Bibliotecas escolares: uma chave para o passado, presente e futuro".

 

"Uma chave para o passado, porque sem memória e transmissão do conhecimento seria impossível receber a herança e património de saberes, que hoje nos identifica a todos; uma chave para o presente, porque só através do domínio da informação e gestão do conhecimento, que configuram a nossa era, podemos dar continuidade a esse legado, enriquecê-lo e projetá-lo no tempo; uma chave para o futuro, porque este dependerá sempre da ação, expectativas e capacidade de gerir as mudanças com que o desejamos tecer."

 

 

 

ciganossofia.jpg

 

 

Os Ciganos 

obra póstuma

Sophia Mello Breyner & Pedro Sousa Tavares

ilustração: Danuta Wojciechowska

https://www.fnac.pt/

 

Saber +

 

Assim, neste dia tenho para partilhar convosco um conto inédito de Sophia Mello Breyner muito especial.

 

Imaginem que uma das filhas da autora descobriu no espólio literário da mãe, na primavera de 2009, um conto inédito inacabado. Ao dar a conhecer a obra à família, um dos netos de Sophia M. Breyner, Pedro Sousa Tavares, jornalista, decidiu concluir.

 

Os Ciganos é portanto um livro escrito a 4 mãos por avó e neto, em dois momentos separados por quase 50 anos. É então de autoria de Sophia de Mello Breyner e Pedro Sousa Tavares com ilustrações de Danuta Wojciechowska.

 

 

ciganossofia2.gif

 

 

Os Ciganos

obra póstuma

Sophia Mello Breyner & Pedro Sousa Tavares

Porto Editora

http://multimedia.fnac.pt/

 

 

Ir + longe:

 

«Houve uma preocupação, do ponto de vista do estilo, de respeitar o que era um pilar da escrita da Sophia de Mello Breyner, que era a simplicidade, e a simplicidade que não é nada simples, não é?, uma simplicidade que é muito trabalhada, que é a capacidade de cada palavra ter o seu lugar, não estar ali a mais...»

 

Pedro Sousa Tavares in Diário Câmara Clara

 

O livro foi publicado no dia 15 deste mês pela Porto Editora. E a apresentação aconteceu na Livraria Bertrand do Chiado (Lisboa).

 

 

 

 

 

Uma excelente surpresa, não é mesmo? Espero que gostem ! Eu vou ler !

 

Bibliotecas escolares

 

A biblioteca continua a ser um espaço de descoberta: descoberta de um livro que nos leva a aventuras inesperadas; descoberta de um poema que nos toca e responde aquele pensamento que bailava no nosso espírito desde 'a semana passada'; descoberta de que, afinal, não estamos sós no mundo e que há alguém que pensa como nós...

 

Bom, de certeza que a vossa biblioteca escolar está hoje mais animada! A biblioteca continua a ser um espaço de descoberta, de encontro, de partilha, de convívio. 

 

 

luisa-dacosta-livro3.jpg

 

 

O Rapaz que Sabia Acordar a Primavera

Luisa Dacosta

ilustração: Cristina Valadas

Leya editores

http://www.leyaonline.com/pt/

 

 

Lembram certamente o nosso encontro com Cristina Valadas que foi o nosso último projecto (2009) e que teve um enorme sucesso na comunidade escolar.

 

Tantas leituras, debates, quanta azáfama nas aulas, na biblioteca. Tivemos ainda o nosso encontro com António Manuel Venda (2001) - quanta criatividade, e quanta alegria - que nos levou a estudar o Conto numa partilha de aprendizagens, experiências, em moldes inovadores, na época.

 

 

antonio-manuel-venda.jpg

 

 

O Amor por entre os Dedos

António Manuel Venda

editora Ambar

http://floresta-do-sul.blogspot.pt/2009/

 

A biblioteca pode ser o centro do saber, do passado, no presente, e para o futuro. E já sabem, a verdadeiro trabalho de pesquisa começa sempre na biblioteca que hoje terá à vossa disposição imensos recursos multmédia a par dos livros e enciclopédias.

 

Não deixem de ler todos os dias, ir à biblioteca da escola nos tempo livres para ficarem a conhecer as novidades e requsitar um novo livro. Quem sabe "Os Ciganos" estará brevemente à vossa disposição...

 

 Boas leituras! 

 

A Professora GSouto

 

22.10.2012

 

Licença Creative Commons

  

Referências:

Câmara Clara | Facebook

Créditos video: Porto Editora

 

8 comentários

Comentar post