Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

De novo, os estudos





cartoon


Bom, neste momento, já todos começaram o seu novo ano escolar. Para uns será mesmo o inicío de um novo ciclo, o ensino secundário, para outros, a responsabilidade acrescida de ingressar no ensino superior. Hoje, volto aqui porque não esqueço nenhum de vós. E sei a ansiedade que sentem nesta primeira semana de aulas.

 

Não imaginam como gostaria de vos reencontrar, crescidos, jovens adultos, um olhar de esperança, apesar do momento que atravessamos. Sorrir convosco, partilhar projectos, apoiar cada uma das vossas expectativas, sem todavia deixar de alertar para a realidade que têm pela frente, seria o meu maior prazer.


É tempo de estudar, evoluir, aprender sempre mais, é tempo da verdadeira introdução de ambientes virtuais pedagógicos, pelo que tanto lutei e fui introduzindo nas nossas aulas, desde 2001.

 

Contra ventos e marés, lá fui teimosamente desbravando esse longo percurso que me custou caro, ao nível da comunidade escolar, mais propriamente da relutância dos pares académicos que não estavam preparados, nem queriam aceder a esta nova dimensão do ensino.

 

 

http://t1.gstatic.com/

 

A utilização de dispositivos móveis na educação é hoje uma realidade da qual não pude fazer parte plenamente, mas que inclui nos nossos currículos, a pouco e pouco.

 

Os novos dispositivos são uma motivadora ferramenta que dinamizam as aulas, fornecendo um ambiente de aprendizagem interactivo, com a-informação actualizada ao alcance de todos, a cada minuto. 

 

Com o apoio do professor,  acedem a conteúdos para determinados assuntos a estudar em sala de aula. Não podemoos esquecer, no entanto, que os dispositivos móveis são apenas ferramentas.

 

Elementos como a vossa atitude enquanto alunos, a preparação dos vossos professores, a selecção adequada dos conteúdos, entre outros aspectos, continuam a ser essenciais para o sucesso deste novo paradigma do ensino e aprendizagem.


Espero bem que todos, seja em que ciclo de estudos se encontrem, já possam ter acesso livremente a conteúdos educativos digitais, com professores à altura dos vossos desafios.

 

 

 

http://www.google.com/images

 

Comigo, foi o início. Compreendi desde cedo, isto em 1999, que os professores teriam que adaptar-se a diferentes estilos de aprendizagem, aumentar a  motivação dos alunos que já mal suportavam o modelo de ensino tradicional, dada a evolução das tecnologias, e reforçar de um modo inovador os conteúdos a serem leccionados dentro e fora da sala de aula. Estive convosco na sala de aula e via online.

 

Fui uma professora inovadora. E orgulho-me de o ter sido. E continuo a investir na pesquisa das tecnologias educativas. Mas, tambémn me orgulho do grupo de alunos que me levou a avançar e que me acompanhou nessa investida pedagógica digital.

 

Conhecem-me bem! Sabem como sou pragmática, mas soube, ao mesmo tempo, ser inovadora nos conceitos, nas ferramentas digitais, para chegar até vós.


Apoiar o desenvolvimento das vossas excelentes capacidades, incentivar a apreensão de novos saberes, orientar-vos no caminho a percorrer, este foi sempre meu principal objectivo.

 

 

http://t3.gstatic.com/

 

O futuro do país vai depender das aprendizagens que fizerem na escola, na universidade, no ensino vocacional, da responsabilidade com que encararem a vossa formação académica, dos desafios que enfrentarem para resolver situações,  da colaboração que derem para se lançarem os novos currículos que correspondam às exigências sociais e culturais, que se adaptem melhor às vossas características de nativos digitais.

Agora é só continuar. Já estavam preparados. Tudo será mais fácil para os vossos actuais professores. Assim, queiram eles acompanhar este movimento que não tem retrocesso.

 

Este blogue mantém-se activo, apesar de tudo, para que possamos continuar a partilhar saberes. Sempre que tiver algum tempo, aqui virei publicar algo que possa despertar a vossa curiosidade, incentivar a vossa pesquisa, ou apenas proporcionar um momento de lazer cultural.


Esta será a rede que continuará a conectar-nos! 

 

Para os que não esqueceram este espaço de partilha, e passam, mesmo não deixando mensagem, desejo um excelente ano curricular.

Para todos, até sempre!

 

 

A professora GSouto

 

19.09.2012

     

 Licença Creative Commons

 

3 comentários

Comentar post