Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Dia Mundial da Criança: vamos ouvir Jules Verne

 

 

 

Viver ciência

http://viveraciencia.files.wordpress.com

 

O Serviço Educativo da Casa da Música assinala o dia Mundial da Criança, hoje, dia 1 de Junho, com um concerto intitulado Verne – 20 mil músicas submarinas, um espectáculo que tem como ponto de partida a icónica obra de Jules Verne, "20 mil léguas submarinas". O escritor francês pioneiro na escrita de ficção científica integra assim o país tema da programação de 2012 - França. 

 

 

 

 

Jules Vene

https://1.bp.blogspot.com/

 

Saber+

 

Escrito em 1870, a obra-prima de Jules Verne é uma ficção científica criada, talvez, essencialmente pelo prazer de Verne em misturar os seus conhecimentos científicos e geográficos, com a sua fantástica habilidade para a escrita.

 

Verne - 20 mil músicas submarinas vai contar com duas apresentações públicas, a 2ª amanhã, 1 Junho, pelas 11:00 horas e 14: 30 horas, culminando assim um projecto artístico e formativo com o mesmo nome, que envolve cerca de cinquenta professores.

 

 

 

 

Vinte mil léguas com música

http://1.bp.blogspot.com

 

Ir + longe:

 

Imersos no imaginário do consagrado autor, o palco vai encher-se de música com a ajuda de instrumentos-escultura onde predominam sonoridades recheadas de aventura. 

 

Os artistas, finalistas da formação homónima - professores e educadores - revelam neste concerto o seu lado performativo muitas vezes adormecido.

 

Durante a formação, os participantes são desafiados a empregar novas metodologias e estratégias de ensino na sala de aula que são partilhadas durante as sessões.

 

Paralelamente são arquitectados os momentos deste espectáculo aquático. Ao leme estão Ricardo Batista, António Serginho e Paulo Coelho de Castro. Palavras de Mário Alves e elementos cénicos de Patrícia Costa. Podes visitar o blogue do projecto aqui

 

Como não conseguimos adivinhar o resultado sonoro do espectáculo de dia 1 de Junho, escolhemos outro tipo de banda sonora para esta entrada: a música chama-se Jules Verne, e integra o álbum Moon (1991) da banda electrónica holandesa Peru:

 

 


 

Jules Verne

mélodies inédites

http://jvernept.blogspot.pt/

 

Jules Verne! Sim! Este mesmo a quem Google dedicou um Doodle em 8 Dezembro 2011, para celebrar o extraordinário autor francês. Ora acontece que Verne foi também um apreciador de música. Deixou mesmo uma série de canções escritas.

 

Em 2005, quando se celebrou o centenário da morte (2012). 

 

O centenário da morte do escritor francês, foi lançado em França o disco Jules Verne - mélodia nédita - foi lançado em França o disco Jules Verne - mélodies inédites que divulga canções escritas por Verne

 

 

 

 

 

Para os que puderam assistir, foi sem dúvida um espectáculo original que juntou música, ciência e ecologia.

 

 A Professora GSouto

 

01.06.2012

 

Licença Creative Commons

 

 

3 comentários

Comentar post