Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Dia Internacional dos Museus

 

 

 

http://www.ipmuseus.pt/

 

Celebra-se hoje, dia 18 Maio, o Dia Internacional dos Museus. O tema 2012 "Museus num Mundo de Mudança: Novos Desafios, Novas Inspirações".

  

É verdade que o papel dos Museus (e Bibliotecas) num  mundo que corre a passos largos para o digital, é fundamental, não só para a compreensão da evolução da Humanidade mas também para que não se apague o seu contributo da nossa memória colectiva.
 
"Museus num Mundo de Mudanças" é o reconhecimento que as instituições culturais devem acompanhar estas mudanças num desafio de mentalidades sempre tão aberto às inspirações da Arte.
 
Dia Internacional dos Museus é um acontecimento de grande tradição para o mundo dos museus  e data de 18 de Maio de 1977, por proposta do ICOM Actualmente, o "Dia Internacional dos Museus" é celebrado em todos os continentes. 
 

 

 

 

Museu Soares dos Reis

http://mnsr.imc-ip.pt

 

Para acompanhar esta mudança, os museus e palácios portugueses estarão abertos das 10:00 às 19:00 e das 18:00 às 24:00 horas, proporcionnado a todos os visitantes um conjunto de iniciativas diversificadas.
Muitos outros espaços museológicos nacionais ( incluindo Madeira e Açores) integrados na Rede Portuguesa de Museus aderiram a estas comemorações e oferecem aos cidadãos de todas as regiões variadas actividades. A consultar a listagem aqui.
 
Não esquecer que a entrada é gratuita. 
 
 
 
 
 
Destaco no Porto as propostas do Museu de Arte Contemporânea de Serralves a ver aqui (10:00 às 17:00) e para a "Noite Internacional dos Museus" aqui (10:00 às 24:00).
 
 
Todos os espaços estarão abertos, incluindo acesso a exposições.
 
 
Para amanhã, se o evento não for cancelado por motivos de condições climatéricas adversas (chuva, vento forte ou temperaturas baixas), aconselho-te vivamente o Percurso O Mundo Secreto dos Morcegos: Ouvindo o Inaudível, às 21:00 e 21:40, orientado por investigadores do CIBIO| Universidade do Porto, evento que está incluído no Ano do Morcego 2011-2012.
 
 
Com introdução à ecologia dos morcegos e técnicas de amostragem com ultra-sons usualmente aplicadas em investigação nesta área, terás oportunidade para pôr em prática estes conceitos através dessa percurso noturno.
 

Terás de ser acompanhado de um adulto, se fores menor de 16 anos.
 
 
Não percas esta excitante actividade, claro está depois de teres visitado o Museu durante o dia.
 
 
 
 
 
Museu Soares dos Reis | Porto
 
 
 

Amanhã, dia 19 Maio 2012, as actividades continuarão em todos os espaços museológicos da cidade do Porto.

 

No Museu Soares dos Reis, por exemplo, proponho-te às 17:00 Oficina de Sons se tiveres entre 5 e 12 anos.

 

Para os mais velhos, uma novidade que muitos devem desconhecer: um concerto de Rock Sinfónico pela JAHAS RockSchool do Porto que terá lugar às 23:00 horas no Auditório do Museu.

 

Não percas! Uma orquestra formada por jovens que toca rock sinfónico não é muito usual no nosso país! E olha que eles são bons!

 

Boas actividades neste fim-de-semana ligado à cultura nos Museus!

 

A Professora GSouto

 

18.05.2012

 

Licença Creative Commons 

 

 

1 comentário

Comentar post