Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

História : Centenário do naufrágio de Titanic : filmes & recursos !

 

 

 

Titanic

créditos: Associated Press

https://graphics8.nytimes.com/

 

No dia 15 Abril cumprir-se-ão 100 anos sobre o maior naufrágio do mundo, o Titanic. O Titanic zarpou da cidade de Southampton, Reino Unido, a 10 de Abril de 1912. Cinco dias, precisamente a 15 Abril, naufragou. Cerca de 1 522 pessoas morreram e pouco mais de 700 se salvaram, das mais de três mil que seguiam a  bordo. Uma tragédia sem precedentes na história da navegação de recreio.

 

 

 

 

O mundo prepara-se para relembrar este terrível acontecimento. Notícias sucedem-se recordando este fatídico acidente que mudou a história da navegação. Muitos eventos estão a preparar-se que irão decorrer ao longo do ano.

 

 

 

Ano do Centenário de Titanic 2012

https://www.bfdc.co.uk/2012/

 

Saber +

 

São muitas as teorias recentes sobre as verdadeiras causas do naufrágio. A TSF dedicou, ao longo desta semana, vários programas radiofónicos sobre as diferentes fases de vida do maior e mais luxuoso barco da época.  Poderás ler vários as várias fases deste fatídico facto histórico aqui

 

Para os mais interesessados, fica também a indicação de uma plataforma no 'Ancestry.co.uk'  Titanic: 100th Anniversary que reúne, pela primeira vez, em formato digital, mais de 200 mil registos e documentos de todo o tipo relacionados com a viagem do Titanic, seus sobreviventes e suas vítimas. O acervo fotográfico é impressionante.

 

 

 

Moeda Centenário de Titanic

https://en.numista.com/catalogue/

 

Mas há outros focos de interesse! Uma apresentação 3D sobre o acidente, comentada pelo repórter da BBC News, Mike McKimm, e pelo mergulhador Rory Golden, que visitou os destroços em 2005.

 

E uma infografia das várias fases do afundamento do Titanic. Se quiseres, podes explorar os destroços nas profundezas do oceano. Esta é uma produção extraordinária da BBC News.

 

 

 

Titanic 100 years/ National Geographic

https//channel.nationalgeographic.com/titanic-100-years/

 

National Geography 100 anos, um recurso imprescindível a explorar em sala de aula: áreas curriculares Línguas/ História/ Geografia.

 

 

titanic-100-Cobh1.jpg

 

Ttanic 100

Centenário de Titanic

créditos: Autor não identificado

 

Por último, falemos então das versões cinematográficas preparadas para 2012, ano do Centenário do maior naufrágio de todos os tempos.

 

 

 

 

Esta semana, estreia nos cinemas a versão 3D do filme Titanic de James Cameron e as televisões mundiais preparam-se para apresentar a série dramática 'Titanic, escrita por Julian Felllowes.

 

 

 

Titanic 

James Cameron, 1997

https://www.imdb.com/

 

 

Titanic

James Cameron, 1997

https://www.imdb.com/

 

Ir + longe:

 

Em Portugal, começará a ser exibido no próximo dia 15 Abril, fazendo coincidir com a data o Centenário do desastre.

 

A série foi apelidada como o "evento épico do ano na televisão." Titanic terá quatro episódios, mas todos eles estarão interligados com narrativas desde a construção do navio até ao naufrágio. 

 

Contará a história de vidas diferentes unidas por um único evento terrível. As histórias são detalhadamente apresentadas, fazendo alusão ao contraste da elegância e opulência dos passageiros de 1ª Classe com o trabalho da tripulação e as condições dos menos favorecidos da 3ª classe.

 

 

titanic-film5.jpg

 

Titanic

James Cameron, 1997

https://www.imdb.com/

 

Também esta semana começou a ser exibido nas salas portuguesas, Titanic 3D de James Cameron. Como já todos sabem, ou ouviram os pais falar, conta a história ficcionada de um amor impossível vivido entre um jovem pobre Jack (Leonardo DiCaprio) e a jovem aristocrata Rose (Kate Winslet). Os dois vivem o início e o fim de um intenso relacionamento durante a curta viagem inaugural do famoso navio.

 

  

 

 
O trabalho de conversão do filme Titanic (já anteriormente exibido em versão geral, hoje denominada 2D), começou em 2005. A ideia original de James Cameron era fazer com que esse seu filme voltasse ao circuito em 2007, no 10º aniversário da sua longa-metragem que, na altura, ganhou 11 Oscars.
 
 
Mas alguns atrasos acabaram por mudar os seus planos. E assim, as homenagens do Centenário da tragédia verdadeira do Titanic tornaram-se mais apropriadas para o lançamento em 3D.
 

Cameron já afirmou em diversas entrevistas que Titanic foi feito para o cinema de profundidade. Considerado ‘expert' em tecnologia, e todos pudemos constatar em Avatar (2009), Cameron aguardou o momento de maturidade do sistema para que a transformação fosse realizada com qualidade e ficasse com aspecto de que a produção tivesse sido filmada originalmente em 3D. 
 
 
A expectativa fica por conta de todos os que quiseram ver pela primeira vez ou revisitar esta história de amor enquadrada na tragédia do Titanic.
 
 

 

titanic-movieposter

 

Titanic

James Cameron, 1997

https://www.imdb.com/

 
 
Actividades:
 
  • Pesquisa do acontecimento histórico;
  • Visionamento, sempre que possível dos recursos apresentados, apoiado em actividades preparadas previamente pelo.a professor.a;
  • Em trabalho de grupo, os alunos organizarão um Jornal de Parede.
  • Projecto transcurricular: Lingua Portuguesa, História, Geografia, Lingua Inglesa.
 
 
Espero ter apoiado a vossa natural curiosidade científica e, ao mesmo tempo, proporcionar momentos de lazer, sem nunca perder de vista que se tratou da maior tragédia no mar com a perda irreparável de mais de um milhar de vidas.

 
A Professora GSouto
 
 
14.04.2012
 
actualizado 10.04.2023
 
 
Licença Creative Commons

2 comentários

Comentar post